planejamento orçamentário

7 dicas para elaborar o planejamento orçamentário de 2024

O período de final de ano é marcado por reflexões sobre o que foi feito e o que se deseja para o próximo ano. É nesse constante encerramento e início de ciclos que nós, seres humanos, evoluímos e encontramos motivação para seguir em frente. Com as empresas não é diferente, e parte importante disso é o planejamento orçamentário.

A ferramenta é utilizada para colocar no papel as expectativas financeiras da empresa com base no histórico e nos objetivos do negócio. Ou seja, é um exercício de olhar para o passado, para o presente e desenhar o futuro de acordo com as metas que se deseja alcançar. Dessa forma, têm-se mais clareza dos caminhos que precisam ser seguidos em busca do sucesso da empresa.

Aliás, o principal objetivo do planejamento orçamentário é exatamente esse: proporcionar uma visão clara e estruturada das finanças da empresa, permitindo uma melhor tomada de decisão e o alcance de metas financeiras e estratégicas.

Realizado para prazos específicos, normalmente para o período de um ano, o planejamento do orçamento da empresa envolve um plano detalhado para a gestão dos recursos financeiros. Isso inclui uma representação quantitativa das expectativas financeiras da empresa, desde receitas, despesas, investimentos e fluxo de caixa.

A partir disso é possível ter mais segurança ao longo do ano, garantindo uma melhor sustentabilidade para os negócios. Por isso, todas as empresas, de pequeno, médio ou grande porte, dos mais variados setores, devem realizar um planejamento orçamentário ao final/início de todo ano.

A Adição Contábil está pronta para ajudar nessa missão, e separou 7 dicas que podem ajudar nesse processo. Mas, antes, vale destacar as principais vantagens de um planejamento orçamentário bem-feito.

Por que fazer um planejamento orçamentário?

Entre as principais razões para dedicar tempo e atenção para a elaboração do planejamento orçamentário estão:

  • Ter uma visão estratégica do negócio: Permite que a empresa tenha uma visão clara dos objetivos financeiros de curto e longo prazo. Além disso, o alinhamento das metas financeiras com a estratégia geral da empresa, fornece um roteiro para o futuro.
  • Tomadas de decisão inteligentes: Quando há um planejamento, as tomadas de decisões passam a ser baseadas em informações e objetivos concretos. Torna-se mais fácil para gestores avaliarem a viabilidade de projetos, identificarem áreas e melhoria ou fazerem reajustes necessários.
  • Controle financeiro: Com limites e metas financeiras estabelecidas, há um controle efetivo. Isso evita gastos desnecessários e auxilia no balanceamento dos custos.
  • Avaliação de desempenho: Ao comparar os resultados que estão sendo obtidos com as projeções orçamentárias, é possível avaliar o desempenho da empresa. Isso permite identificar discrepâncias e agir rapidamente para solucioná-las.
  • Motivação da equipe: Tendo metas claras e alcançáveis, a partir de um orçamento bem comunicado, os funcionários ficam mais motivados e se sentem parte da jornada em busca do alcance dos objetivos.
  • Resiliência financeira: O orçamento atualizado deixa a empresa melhor preparada para enfrentar desafios previstos, como crises econômicas, mudanças no mercado e eventos inesperados.

7 dicas para elaborar o planejamento orçamentário de 2024

Agora que você entendeu a importância de ter um planejamento orçamentário bem-feito para 2024, é hora de colocar a mão na massa. Confira algumas dicas da Adição Contábil para isso.

1. Analise dados históricos e considere as tendências

Faça uma análise detalhada dos dados históricos da empresa. Isso permitirá realizar estimativas realistas de receitas e despesas.

Outro ponto importante é compreender os movimentos do mercado e o comportamento dos consumidores – algo que muda cada vez mais rápido. Acompanhar estudos de consultorias globais pode ser um bom caminho para estar por dentro das tendências.

2. Estabeleça metas claras e realistas

A partir da análise detalhada tanto do mercado quanto da capacidade da empresa, estabeleça metas financeiras claras, realistas e alcançáveis. Elas precisam estar alinhadas aos objetivos estratégicos de toda a empresa.

Aqui vale ressaltar que metas e objetivos não são a mesma coisa. Enquanto o objetivo representa aquilo que você deseja alcançar como empresa, as metas são as atividades específicas que te levarão a atingir esse objetivo. Portanto, para cada objetivo existem diversas metas.

3. Envolva todos os departamentos da empresa

O planejamento orçamentário não pode ser exclusivo da área financeira. Em uma realidade na qual o formato colaborativo de trabalho ganha força pela eficiência da inteligência coletiva, envolver representantes de diversos departamentos, inclusive altas lideranças, é essencial para garantir uma visão abrangente.

Isso permite que as necessidades e desafios da empresa como um todo sejam levados em consideração dentro do orçamento.  

4. Busque ter flexibilidade

A rapidez com que as mudanças acontecem no mercado atual, impulsionadas principalmente pela evolução constante de tecnologias e surgimento de novas soluções, pede adaptabilidade das empresas. Por isso, o orçamento precisa ser flexível, capaz de acompanhar mudanças nas condições de mercado, regulamentações ou outros fatores externos.

Não há problema em ajustar o orçamento ao longo do ano, aliás, isso é essencial.

5. Avalie riscos e oportunidades

Para ganhar flexibilidade, é importante conhecer os riscos e oportunidades que envolvem o negócio da empresa e podem afetar as finanças. Nesse sentido, o uso da técnica de Análise SWOT pode ser de grande ajuda.

A partir dos resultados obtidos, é importante desenvolver planos de contingência e de resposta a crises. Dessa forma, toda a empresa saberá agir diante de eventos inesperados, reduzindo as possíveis perdas.

6. Use a tecnologia a seu favor

Para facilitar todo esse processo, é possível utilizar softwares e ferramentas tecnológicas especializadas em orçamentação. Além disso, sistemas integrados podem ajudar na realização de projeções, na geração de relatórios e no acompanhamento em tempo real, tornando o processo mais eficiente e preciso.  

7. Acompanhe regularmente

Ao longo do período orçamentário é muito importante manter uma rotina de acompanhamento e controle do plano. Para isso, métricas e comparações do desempenho real com as projeções ajudam a entender o andamento das metas e a mudar direções rapidamente caso necessário.

Vamos elaborar juntos o planejamento orçamentário da sua empresa para 2024? Entre em contato com a Adição Contábil e nos siga nas redes sociais.

Fale Conosco