METODOLOGIAS ÁGEIS

Metodologias ágeis: o que são e como aplicá-las

Agilidade, flexibilidade e eficiência são características essenciais para as empresas que buscam destaque no mercado atual. Afinal, é necessário acompanhar as rápidas mudanças, aproveitar-se da melhor forma do surgimento acelerado de novas tecnologias, e ainda compreender o momento de cada cliente para atender às expectativas dele. Nesse sentido, as metodologias ágeis surgem como ferramenta importante de gestão, inovação e produtividade.

Elas nada mais são do que metodologias para gestão de equipes e projetos, responsáveis por criar fluxos e fracionar as entregas em ciclos menores. Isso permite que as entregas sejam mais rápidas, a visualização da jornada produtiva mais transparente e a identificação e correção de problemas mais eficiente.

Na prática, a grande diferença trazida pelas metodologias ágeis é a organização dos processos, de forma a garantir que a entrega dos projetos esteja de acordo com o esperado. E o principal fator para isso é a forma como a comunicação e o trabalho em equipe são estimulados, permitindo que todos os envolvidos estejam alinhados e tenham o mesmo foco.

Mas, para que todos esses benefícios se tornem uma realidade, é preciso antes conhecer a fundo as metodologias ágeis, entender como elas funcionam e como podem ser aplicadas no dia a dia da sua empresa. Por isso, neste artigo preparado pela Adição Contábil, você entenderá:

  • O que são metodologias ágeis?
  • Importância e vantagens das metodologias ágeis
  • Os principais métodos ágeis
  • Como implementar as metodologias ágeis no dia a dia?

O que são metodologias ágeis?

As metodologias ágeis como conhecemos hoje surgiram da necessidade de resolver os problemas enfrentados pelo desenvolvimento de softwares. Mas, a abordagem que valoriza a agilidade e a eficiência já é utilizada em várias frentes dentro das empresas – desde a área de tecnologia, até na de marketing e desenvolvimento de produtos e serviços.

Todas elas seguem o chamado Manifesto Ágil, um documento criado por um grupo de 17 pessoas que oficializou as metodologias e estabeleceu princípios fundamentais para elas. Nesse sentido, as metodologias ágeis possuem 4 pilares:

  1. Comunicação e interação: As pessoas são mais importante do que os processos e as ferramentas, por isso devem interagir e comunicar-se sempre.
  2. Funcionalidade: Extinção das burocracias, o que importa é que as tarefas sejam entregues com qualidade.
  3. Colaboração com o cliente: O que importa é a satisfação do cliente, por isso é preciso saber o que ele deseja, alinhar expectativas e trabalhar para entregar isso. Tudo é feito de forma conjunta, em prol do benefício de todos.
  4. Adaptabilidade e flexibilidade: Os processos e estruturas não são engessados, é mais importante responder bem às mudanças do que seguir planos predefinidos.

Como afirma Scott Ambler, autor reconhecido por obras sobre metodologias ágeis, o mais importante para uma empresa é ter pessoas competentes trabalhando juntas de forma eficiente. Processos e ferramentas ficam em segundo plano. O ponto principal para o desenvolvimento de tecnologias – ou o que for – é criar, não documentar. Isso também não pode deixar de ser feito, mas fica em segundo plano.

Importância e vantagens das metodologias ágeis

A rapidez com a qual o mercado muda – questões econômicas, tecnológicas, comportamentais etc – represente um desafio para as empresas. Não à toa, o ambiente é definido pelo conceito do “mundo BANI”.

O acrônimo, em tradução livre para o português, significa frágil, ansioso, não linear e incompreensível. Ou seja, evidencia uma realidade na qual tudo pode mudar a qualquer momento, onde é necessário ter direcionamento de foco e se preocupar com as pessoas. Por isso, é importante evitar planejamentos muito extensos e ter o cuidado de entender o momento para tomar decisões assertivas.

Junta-se a isso o fato de que as novas tecnologias, como a Inteligência Artificial, passam a trabalhar de forma conjunto com os humanos. A nova organização “híbrida” (que funciona a partir da colaboração entre humanos e robôs) possui prazos curtos de implementação e pouca margem de erro, afinal, é preciso estar atualizado sempre.

Nesse cenário, as metodologias ágeis surgem para entregar velocidade nos processos, qualidade dos serviços, independência e produtividade para as equipes, bem como personalização a partir de um contato maior com o cliente para alinhamento das expectativas.

Os principais métodos ágeis

Existem diferentes tipos de metodologias ágeis, cada qual com suas características e aplicabilidades. É importante estudá-los para compreender qual se encaixa melhor à realidade da sua empresa.

Scrum

O Scrum é uma metodologia indicada principalmente para projetos com prazos de entrega curtos. O trabalho é realizado em ciclos rápidos, conhecidos como sprints, e de forma colaborativa. A equipe se reúne diariamente para discutir as tarefas, o andamento delas e propor novas soluções.

Todos os integrantes da equipe possuem papéis bem-definidos, assim as responsabilidades são atribuídas e ganham um responsável. O não cumprimento de uma tarefa significa afetar todas as outras, por isso existe o Scrum Master, pessoa responsável por garantir o andamento do projeto.

SMART

A metodologia SMART tem como principais objetivos a definição de metas realistas e o alinhamento de expectativas. Dessa forma, com um planejamento bem definido, é possível motivar a equipe, estabelecer fluxos e prazos com mais assertividade.

O próprio nome da metodologia mostra como ela funciona, já que SMART é um acrônimo para:

  • S (Specific): Os objetivos precisam ser bem-definidos, colocando metas para serem alcançadas gradativamente para facilitar o acompanhamento do processo.
  • M (Measurable): As metas precisam ser mensuráveis, ou seja, terem uma escala para entendimento da qualidade do que está sendo entregue.
  • A (Atteinable): Além de realistas, as metas estabelecidas precisam motivar e engajar a equipe envolvida no projeto.
  • R (Relevant): Todas as metas estabelecidas precisam ser relevantes, ou seja, ter um papel fundamental para a entrega do objetivo final.
  • T (Time-related): Prazos de entrega devem ser definidos e respeitados.

Lean

O método Lean ganhou força no mundo das Startups. Tem como foco tornar os processos mais enxutos, ou seja, eliminar desperdícios e diminuir a complexidade das tarefas realizadas pelas equipes. Na prática isso significa redução de custos e aumento da produtividade.

Indicado, principalmente, para projetos menores, voltado para validação de ideias e inovação, a metodologia funciona em três etapas: construir, medir e aprender.

Kanban

Adaptável aos mais diversos projetos e tipos de empresa, a metodologia Kanban funciona a partir de checklists. O principal objetivo é organizar as tarefas de forma visual, permitindo um maior controle e entendimento das responsabilidades de cada pessoa da equipe.

Para isso, um quadro fica exposto com a seguinte divisão:

  • To do: atividades que ainda não foram iniciadas, mas precisam ser realizadas.
  • Doing: atividades em andamento.
  • Done: atividades concluídas.

A transparência no andamento das tarefas permite uma melhor gestão dos projetos, além de facilitar a identificação de gargalos e pontos de melhoria.

FDD

A metodologia Feature Driven Developmente (FDD) é conhecida por ser uma extensão do método Scrum. A grande diferença é que está focada no desenvolvimento orientado a recursos, preocupando-se mais com as atividades semanais das equipes.

Mais voltada para o desenvolvimento de softwares, a metodologia determina processos básicos como: desenvolvimento de modelo abrangente, determinado a partir de uma análise ampla da empresa e do mercado; criação de lista de funcionalidades; planejamento incremental por funcionalidade; projeção por funcionalidade; e construção por funcionalidade.

Como implementar as metodologias ágeis no dia a dia

Para implementar qualquer uma das metodologias ágeis no dia a dia de uma empresa é preciso, antes, conhecer quais são as necessidades da organização, o que ajudaria a melhorar os processos e tornar as equipes mais produtivos. Por isso, o princípio de tudo é uma análise interna bem realizada.

Além disso, as equipes precisam estar preparadas para as novas metodologias, conhecer bem o funcionamento e os passos que envolvem cada uma delas. Entender a importância do novo formato de organização do trabalho é fundamental para o engajamento das equipes.

Em paralelo, a adoção de ferramentas para apoiar a adoção das metodologias ágeis também é fundamental. Há diversas opções no mercado, como o Evernote (software que organiza as informações sobre os projetos, desde feedbacks de clientes até documentos de produção) e o Trello (ferramenta para distribuição de tarefas, acompanhamento do desenvolvimento e organização de prazos). Vale entender qual tem a melhor aderência com a empresa.

Gostou do conteúdo? Siga a Adição Contábil nas redes sociais e acompanhe todas as nossas publicações.

Fale Conosco