inteligenciais artificiais gratuitas

7 Inteligências Artificiais gratuitas para facilitar o seu dia a dia

Para quem não trabalha na área de tecnologia, a Inteligência Artificial (IA) foi por muito tempo algo distante, real apenas nas telas do cinema em filmes de ficção científica. Mas, o avanço da tecnologia nos últimos anos transformou a ficção em realidade. Hoje, muitas atividades do dia a dia já possuem a IA nos bastidores – desde uma interação com a Alexa, até o trajeto traçado por aplicativos como o Waze.

O que muitas pessoas não sabem é que também é possível utilizar Inteligências Artificiais gratuitas para facilitar o trabalho e as tarefas do dia a dia. Com interfaces intuitivas e alta usabilidade, as diversas soluções disponíveis on-line podem escrever códigos de programação, fazer cálculos mais complexos em poucos segundos, preparar apresentações de PowerPoint ou escrever textos para posts nas redes sociais.

Entre as Inteligências Artificiais mais conhecidas está o ChatGPT, lançado em novembro de 2022 pela OpenAI. À época, a ferramenta em formato de chat surpreendeu com sua capacidade generativa e conversacional. Basta fazer uma pergunta ou solicitar o desenvolvimento de uma tarefa, como escrever um e-mail, que o ChatGPT responde com precisão em alguns segundos. Apenas em janeiro deste ano, a plataforma contabilizou 863 milhões de acessos.

Tal acessibilidade da IA pode ser comparada à quando Steve Jobs e Stephan Wozniack desenvolveram o primeiro computador pessoal, permitindo que qualquer pessoa tivesse acesso à tecnologia que antes era restrita apenas a especialistas. Assim como o computador mudou a forma de trabalhar e viver das pessoas, a Inteligência Artificial também promete quebrar paradigmas.

Sabendo disso e com o objetivo de te ajudar a adotar essa nova tecnologia para facilitar o seu dia a dia, a Adição Contábil elencou algumas Inteligências Artificiais gratuitas que você já pode começar a utilizar. Afinal, saber utilizar IA será habilidade obrigatória num futuro próximo do mercado de trabalho.

O que é Inteligência Artificial?

Mas, antes de elencar as opções gratuitas disponíveis on-line, é importante explicar o que é Inteligência Artificial e como ela funciona. Nada mais é do que um avanço tecnológico que permite máquinas e programas computacionais reproduzirem o comportamento humano na tomada de decisões e realizações de tarefas.

O funcionamento da tecnologia é baseado em dados, ou seja, ao analisar um grande volume de informações e identificar padrões, a IA realiza as atividades solicitadas pelo usuário. Antes disso, a tecnologia é treinada a partir de técnicas de marchine learning (aprendizado de máquina) e deep learning (aprendizado profundo).

Entre as principais vantagens do uso de Inteligência Artificial estão a automação de processos repetitivos e simples, o aumento da produtividade, a maior assertividade nas tomadas de decisões e a economia de tempo. Por outro lado, há uma discussão sobre o quanto a tecnologia ameaça a disponibilidade de vagas de trabalho para humanos.

Nesse sentido, um estudo da Goldman Sachs aponta que 60% das profissões serão afetadas profundamente pela tecnologia, sendo que 20% deles devem desaparecer. Por outro lado, novas funções serão necessárias. Além disso, o bom funcionamento da IA depende da inteligência humana por trás.

Trata-se de uma mão de via dupla, afinal, a IA pode ser utilizada como ferramenta de apoio e facilitadora para as atividades cotidianas. Saiba como.

7 Inteligências Artificiais gratuitas

ChatGPT

Já citado anteriormente, o ChatGPT é uma ferramenta que vem ganhando cada vez mais adeptos. A ferramenta funciona em formato de chat, ou seja, você digita o que deseja e obtém a resposta em uma dinâmica semelhante à conversa do WhatsApp.

A capacidade da IA é bastante ampla e a qualidade das respostas depende da qualidade do prompt inserido no diálogo, ou seja, das informações disponibilizadas para a realização da atividade.

Com o ChatGPT é possível traduzir textos inteiros, redigir e-mails e textos, escrever códigos de programação, obter informações sobre os mais diversos assuntos, e até desenvolver provas (ótimo para professores!). Importante dizer que as respostas da ferramenta nunca se repetem.

Para facilitar e aumentar a assertividade e a qualidade das respostas nas interações com o ChatGPT, já existem prompts prontos, como os disponíveis na plataforma FlowGPT.

Microsoft Bing

A ferramenta desenvolvida pela Microsoft é um criador de imagens realistas, artes e desenhos. Basta digitar o que deseja colocar na imagem que a Inteligência Artificial reproduz. Portanto, a sua criatividade é o limite.

A imagem abaixo foi gerada pelo Microsoft Bing a partir do seguinte pedido: “Faça a imagem de um passarinho em cima de uma árvore observando uma pessoa pular de asa delta com a paisagem do Rio de Janeiro ao fundo.”

Imagem produzida pelo Microsoft Bing

Any Summary

Essa Inteligência Artificial, também gratuita, pode ser utilizada para resumir documentos em diferentes formatos – PDF, Word, slides do Power Point, Excel. Além de receber o resumo, é possível fazer perguntas sobre o conteúdo do documento para a IA que ela responderá.

Sonix

O Sonix transcreve áudios, gravações e vídeos com precisão. Basta subir o arquivo na plataforma, selecionar a língua na qual o arquivo estar e esperar alguns minutos para receber a transcrição – que pode ser salva em diferentes formatos.

A plataforma oferece um teste gratuito de 30 minutos para cada e-mail cadastrado.

SnapEdit

Essa Inteligência Artificial gratuita edita imagens de forma fácil e instantânea. Com a ferramenta SnapEdit é possível retirar objetos do fundo das fotos, alterar cores, mudar o céu e muito mais. Outra vez, tudo depende da sua criatividade.

Rezi.AI

Se você deseja refazer o seu currículo para aumentar as chances de encontrar um emprego, a Rezi.AI pode te ajudar. A IA gratuita escreve, formata e edita currículos a partir das informações concedidas. O resultado entregue já está de acordo com as demandas do mercado de trabalho, que também utiliza IA para selecionar os currículos dos candidatos.

Kaiber

Os vídeos são um formato de conteúdo que ganham cada vez mais importância e visibilidade. Desenvolvê-los já não é algo tão difícil graças à Inteligências Artificias como a Kaiber, que transforma textos, fotos e músicas em vídeos.

Gostou do conteúdo? Siga a Adição Contábil nas redes sociais e acompanhe todas as nossas publicações.

Fale Conosco