Open Finance

Open Finance: O que é e quais são os benefícios

Você já deve ter se deparado com a opção Open Finance ao navegar pelo aplicativo do seu banco, mas, afinal, o que é isso? Como funciona? A adesão é segura? Quais são os benefícios? Essas são algumas das dúvidas que costumam surgir em relação à nova abordagem financeira.

O Open Finance nada mais é do que um sistema financeiro aberto, no qual as informações financeiras de um cliente podem ser compartilhadas entre instituições autorizadas pelo Banco Central. Dessa forma, ao ter ciência do relacionamento que o cliente tem com outra instituição financeira, um banco pode, por exemplo, oferecer melhores taxas ou produtos mais personalizados.

Com a implementação feita em etapas, o Banco Central emplacou o Open Finance com o objetivo de incentivar a inovação, estimular a concorrência e aumentar a eficiência do Sistema Financeiro Nacional. Considerado um projeto de médio a longo prazo, hoje o ecossistema já permite o compartilhamento de dados sobre investimentos e tem auxiliado na melhora da experiência dos clientes.

Em setembro de 2023, o sistema já havia registrado 40 milhões de consentimentos ativos de clientes, os quais aceitaram compartilhar suas informações financeiras com outras instituições. Dessa forma, aos poucos, o sistema vem ganhando força.

Porém, “os maiores efeitos, como a redução da assimetria de informação e a promoção da concorrência, serão percebidos ao longo do tempo, de forma gradual”. A afirmação foi feita por João André Pereira, Chefe do Departamento de Regulação do Sistema Financeiro, no aniversário de dois anos do Open Finance. “É um projeto extremamente complexo e com grande amplitude de mudança no Sistema Financeiro Nacional”, disse à época.

Diante do potencial de alteração que o Open Finance representa para o sistema financeiro brasileiro, é importante conhecê-lo, acompanhá-lo e tirar o melhor proveito dele. Exatamente por isso, a Adição Contábil vai esclarecer as dúvidas mais comuns em relação ao sistema, como:

  • Qual a diferença entre Open Banking e Open Finance?
  • Quais são as vantagens do Open Finance?
  • O Open Finance é seguro?
  • Como aderir ao Open Finance?

Leia também: 7 dicas para elaborar o planejamento orçamentário de 2024

Qual a diferença entre Open Banking e Open Finance?

Antigamente o nome do projeto do Banco Central era Open Banking, mas tornou-se Open Finance para mostrar a sua maior abrangência. Os termos são relacionados, mas possuem significados diferentes.

O Open Banking refere-se ao compartilhamento de dados bancários entre diferentes instituições financeiras, feito a partir de APIs. Aqui, o principal objetivo é a abertura dos dados bancários, como dados de contas, transações, histórico financeiro e outros.

Já o Open Finance, apesar de partir do mesmo princípio, traz um conceito mais amplo. Ele envolve a abertura de dados financeiros em geral, ou seja, além de contas bancárias são compartilhados também dados de produtos e serviços relacionados a investimentos. Além disso, mais para frente, devem ser incluídas informações sobre câmbio, seguros e previdência.

Em resumo, o Open Finance permite a abertura de todo o ecossistema financeiro. Isso significa que as informações do cliente em uma instituição pode ajuda-lo a adquirir produtos e serviços de uma ampla variedade em outra instituição.

As vantagens do Open Finance

A partir de um modelo financeiro mais aberto e colaborativo, baseado em tecnologia, o Open Finance promete trazer diversas vantagens para o consumidor e para o mercado brasileiro como um todo. Entre elas estão:

  • Serviços personalizados: O compartilhamento dos dados permite uma visão abrangente da situação financeira do cliente, bem como preferências e expectativas. A partir disso, as instituições podem tomar decisões mais informadas e prestar serviços mais personalizados.
  • Acesso amplificado: Esse sistema aumenta o acesso a diferentes produtos e serviços financeiros, o que promove a concorrência e permite que os clientes tenham mais poder de escolha.
  • Inovação e desenvolvimento de produtos: O conhecimento do comportamento e da necessidade dos usuários em diferentes instituições estimula o desenvolvimento de produtos mais inovadores e assertivos.
  • Redução de custos e eficiência operacional: A interoperabilidade e a padronização de processos levam a uma redução nos custos operacionais e, consequentemente, a serviços mais eficientes e acessíveis.
  • Empoderamento do consumidor: Além de terem maior controle sobre seus dados financeiros, decidindo como e quando compartilhá-los, os consumidores passam a ter mais opções de escolha.

O Open Finance é seguro?

O ecossistema do Open Finance brasileiro é regulamentado pelo Banco Central e segue uma Estrutura de Governança criada de forma colaborativa pelas instituições do setor. Dessa forma, as instituições participantes têm a obrigação de implementar de forma padronizada o que foi determinado pelo BC.

O compartilhamento dos dados é autorizado somente após as etapas de consentimento, autenticação e confirmação serem concluídas mediante solicitação do cliente. Além disso, apenas as instituições autorizadas terão acesso a essas informações.

Dessa forma, todo o sistema gira em torno de garantir a autenticidade, a segurança e o sigilo dos dados compartilhados pelos clientes.

Como aderir e compartilhar os dados

As instituições participantes do Open Finance já estão disponibilizando em seus aplicativos a opção de adesão. Basta selecionar as instituições para as quais deseja enviar as informações e autorizar o compartilhamento.

Gostou desse conteúdo? Siga a Adição Contábil nas redes sociais e acompanhe as atualizações.

Fale Conosco