filmes e séries sobre empreendedorismo

10 filmes e séries sobre empreendedorismo que vão te inspirar

A vida dedicada ao empreendedorismo não é nada fácil – e isso pode ser visto, inclusive nos filmes e séries sobre empreendedorismo. Além de saber um pouco sobre tudo o que envolve o negócio – desde contabilidade, até vendas, marketing e questões legais –, o empreendedor precisa lidar com a pressão, a ansiedade e os riscos que envolvem o negócio próprio.

Soma-se a isso o fato de, muitas vezes, a jornada empreendedora ser solitária. Tudo isso torna extremamente importante a busca por um equilíbrio entre o que é trabalho e o que é vida pessoal, permitindo que a cabeça desacelere e o corpo descanse.

Antes que você diga “eu não tenho tempo para isso”, afirmamos que é possível aprender e se motivar profissionalmente também nos momentos de lazer. Pensando nisso, a Adição Contábil separou 10 filmes e séries sobre empreendedorismo para você maratonar e ganhar uma dose maior de motivação. Confira!

10 filmes e séries sobre empreendedorismo que valem a pena assistir

1. Walt antes do Mickey

Baseado no livro “Walt Before Mickey”, o filme retrata os primeiros anos na carreira de Walt Disney, que, com sua perseverança, acabou construindo o império que conhecemos hoje.

Foram inúmeros os desafios que Walt enfrentou para ingressar na indústria do entretenimento. O filme destaque sua luta contra questões financeiras, suas relações construídas ao longo do tempo e os acontecimentos que moldaram sua veia criativa e empreendedora.

A nota do filme do IMDb (uma base de dados online com informações sobre cinema) é 5,9.

2. Fome de Poder

O filme retrata a criação e a ascensão da rede de fast-food McDonald’s. O envolvimento de Ray Krock com os irmãos Richard e Maurice McDonald, criadores de um sistema inovador de produção e consumo de hambúrgueres e batata frita, mostra que para ter sucesso não basta ter uma boa ideia.

Os conflitos travados entre Krock e os irmãos McDonald na trajetória de criação de uma franquia nacional e, posteriormente, global do restaurante, também traz uma discussão importante sobre ética nos negócios.

A nota do filme no IMDb é 7,2.

3. À Procura da Felicidade

Estrelado por Will Smith e Jaden Smith, o filme, que está na lista dos filmes e séries sobre empreendedorismo para maratonar, é baseado na história real de Chris Gardner, um vendedor que enfrenta dificuldades financeiras, é abandonado pela esposa e se vê na responsabilidade de criar o filho sozinho.

Apesar de não ter um lar, Gardner se mantém firme e continua acreditando que encontrará uma saída para oferecer uma vida melhor a seu filho. Resiliência, persistência e superação são características marcantes do enredo.

A nota do filme no IMDb é 8.

4. Jobs

A produção biográfica conta a história de ascensão de Steve Jobs, desde o abandono da faculdade até a consagração como um dos empreendedores mais criativos do século 20. O enredo destaca os altos e baixos que marcaram essa trajetória.

Em parceria com seu amigo Steve Wozniak, Jobs funda a Apple Computer na garagem de sua casa. Pouco tempo depois, a empresa lança o Apple I, computador que deu início à revolução da computação pessoal. Porém, devido a conflitos internos, Jobs é demitido da Apple, segue seu caminho e, posteriormente, tem uma volta triunfante à empresa.

A nota do filme no IMDb é 6.

5. O Código Bill Gates

A minissérie documental lançada pela Netflix traz uma série de entrevistas e imagens de arquivos de Bill Gates e Melinda Gates. Entre os temas abordados estão a criação da Microsoft, os percalços da trajetória do casal na vida pessoal e na vida profissional, além da luta para contribuição com a humanidade.

A nota da minissérie no IMDb é 7,8.

6. A Vida e a História de Madam C. J. Walker

A também minissérie, de quatro episódios, traz a história inspiradora de Madam C. J. Walker, uma empresária afro-americana que se tornou a primeira mulher milionária no Estados Unidos após lançar uma linha de produtos de cuidados capilares para mulheres negras.

O enredo aborda sua jornada desde os desafios iniciais até o sucesso, destacando o contexto da época.

A nota da minissérie no IMDb é 7,3.

Leia também: Empreendedorismo e inovação: Ingredientes indispensáveis do sucesso

7. Um senhor estagiário

Um senhor de 70 anos de idade decide abandonar a aposentadoria e tornar-se estagiário sênior em um site de moda. No início, Ben Whittaker, enfrenta desafios para adaptar-se à cultura moderna do escritório e à tecnologia, mas depois sua sabedoria de vida torna-se valiosa para a empresa e para a vida pessoal de Jules, a dona do negócio.

A história mostra o valor das trocas e da diversidade dentro das empresas e é mais uma da lista de filmes e séries sobre empreendedorismo para maratonar.

A nota do filme no IMDb é 7,1.

8. Lamborghini: O Homem por Trás da Lenda

O filme conta a história de Ferruccio Lamborghini, responsável por criar uma das marcas de carro mais icônicas do mundo. O jovem rapaz havia trabalhado como mecânico na guerra e retorna para casa com a ideia de desenvolver um trator pequeno e barato, que pudesse facilitar a vida das famílias donas de fazenda (assim como a sua).

Para dar início ao negócio, ele pede dinheiro emprestado ao pai, que penhora a fazenda da família. Posteriormente, além do negócio dos tratores, Ferruccio passa a investir no ramo automobilístico em uma competição com a Ferrari.

A nota do filme no IMDb é 5,4.

9. Air: A História por Trás do Logo

Até que ponto você está disposto a se arriscar pelo aquilo que acredita? O filme “Air: A História por Trás do Logo” mostra como a persistência de um funcionário da Nike para fechar uma parceria como o jogador de basquete Michael Jordan, até então desconhecido, mudou a história da marca para sempre.

A nota do filme no IMDb é 7,4.

10. The Playbook: Estratégias para Vencer

A série documental da Netflix traz histórias inspiradoras de técnicos campeões em diversos esportes. A cada episódio, um técnico conta suas regras pessoais e suas estratégias para alcançar o sucesso.

Entre os nomes que participam da série estão Doc Rivers, técnico vencedor na NBA, e José Mourinho, técnico de futebol que coleciona títulos por onde passa.

A nota da série no IMDb é 7,4.

Gostou das dicas? Prepare a pipoca para maratonar os filmes e série sobre empreendedorismo e não esqueça de seguir a Adição Contábil nas redes sociais para mais conteúdos como este.

Fale Conosco