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Como inovar na sua empresa? 7 estratégias importantes

A empresa que não inova está fadada ao fracasso. Mas, o que de fato é inovar e como inovar? A inovação, ao contrário do que muitos acreditam, não está restrita às ideias disruptivas, capazes de alterar o mercado como um todo e até o comportamento do consumidor – a exemplo da Uber e do Airbnb. Inovar significa, principalmente, introduzir novidades, seja em produtos, processos, serviços ou modelos de negócio, com o objetivo de gerar valor e aumentar a eficiência.

O ato de inovar tronou-se essencial para que as empresas consigam acompanhar a cada vez mais rápida dinâmica de mercado e atender às necessidades e expectativas dos consumidores, mais exigentes do que nunca.

Além disso, em um mercado cada vez mais saturado e dinâmico, a capacidade de inovar tornou-se um diferencial competitivo, seja pelo aumento da eficiência dos processos e redução dos custos, seja pela oferta de jornadas de experiência do cliente únicas e encantadoras.

As vantagens da inovação bem realizada são inúmeras e envolvem também questões como a resiliência da empresa – que se torna mais preparada para mudanças no mercado, crises, novas tecnologias etc. – e a atração e retenção de talentos, já que os profissionais mais qualificados têm buscado ambientes de trabalho criativos, inclusivos e que geram engajamento.

Mas, para que uma empresa disfrute de todos os benefícios que uma inovação bem trabalhada pode trazer é preciso, antes de tudo, entender com inovar. E esse é um processo estruturado, que depende do envolvimento e conhecimento de diferentes áreas. Neste artigo você irá compreender tudo o que está envolvido, como:

  • Os tipos de inovação dentro de uma empresa
  • Os modelos de inovação
  • Com inovar no dia a dia

Os tipos de inovação dentro de uma empresa

A depender dos objetivos, setor de atuação e contexto, uma empresa pode buscar diferentes tipos de inovação. Conhecer quais são eles e desenvolver uma estratégia para esse processo é essencial.

Alguns dos tipos de inovação são:

  • Inovação de produto: Trata-se do desenvolvimento de novos produtos ou do aprimoramento de produtos já existentes, baseando-se no conhecimento das necessidades do cliente.
  • Inovação de serviço: Está relacionada à busca por tornar os serviços da empresa mais eficientes, por exemplo, ao economizar tempo e esforço por parte dos consumidores. A tecnologia tem sido aliada importante nesse sentido.
  • Inovação de processos: A partir de um monitoramento contínuo, pontos de melhora ou otimização dos processos internos da empresa são identificados e trabalhados para aumentar a eficiência, reduzir custos e melhorar a qualidade.
  • Inovação tecnológica: Nada mais é do que a adoção de novas tecnologias para impulsionar a produtividade, automatizar processos e melhorar a experiência do cliente. A tecnologia da vez tem sido a Inteligência Artificial.
  • Inovação de modelo de negócio: Ocorre quando há uma ressignificação da forma como a empresa cria, entrega e captura valor. Isso pode acontecer pela entrada em novos segmentos de mercado, por meio de parcerias estratégicas ou novos modelos de receita.
  • Inovação de marketing: Quando a empresa decide explorar novos canais para comunicação e marketing, investe em um novo formato publicitário ou adota novas estratégias de marketing.

Os modelos de inovação

Além disso, é importante abordar que existem diferentes processos para implementar a inovação no dia a dia da empresa. Este é outro passo para entender como inovar no dia a dia.

Alguns dos modelos de inovação são:

  • Programa de intraempreendedorismo: Quando os próprios colaboradores da empresa são estimulados a inovar por programas promovidos pela organização. É uma ótima forma de identificar pessoas inovadoras e engajar funcionários.
  • Inovação aberta: Sugere que as empresas devem buscar conhecimento tanto internamente quanto no ambiente externo da organização, buscando colaboração com parceiros de negócios, clientes, fornecedores e outros.
  • Programa de aceleração: Uma organização externa oferece suporte para apoiar e impulsionar o processo de inovação da empresa. Normalmente possui um tempo definido, durante o qual a empresa conta com consultorias, treinamentos e busca por investimentos.
  • Equipe dedicada: Cria-se uma equipe dedicada para trabalhar com projetos específicos e pensar em como inovar no dia a dia. Esse grupo geralmente é diverso e contato com diferentes especialidades.
  • Modelo de inovação de 3 horizontes: Proposto pela consultoria McKinsey, esse modelo sugere que as empresas equilibrem as inovações de curto prazo, de médio prazo e de longo prazo para garantir o sucesso contínuo.

Leia também: Como definir o regime tributário da sua empresa?

Como inovar no dia a dia

Agora que a teoria de como inovar já foi abordada, é preciso falar sobre as estratégias práticas necessárias para garantir uma inovação eficiente. Entre elas estão:

1. Fomentar a cultura de inovação

A equipe como um todo precisa entender a importância de inovar e reconhecer a postura inovadora da empresa. Isso significa que além de incentivar que os colaboradores contribuam com novas ideias, a empresa precisa apoiá-los.

Não é toda ideia que funciona e é um sucesso, faz parte da inovação experimentar, errar e aprender. O fracasso faz parte do processo e não deve ser penalizado.

Além disso, reconhecer a contribuição dos membros da equipe é fundamental.

2. Promover o trabalho colaborativo

A criatividade é impulsionada quando o trabalho é realizado em grupo, com ideias sendo debatidas e aprimoradas de forma coletiva. Afinal, quando conhecimentos e perspectivas se unem, há um aumento da probabilidade de inovar.

Por isso, é importante criar oportunidade para a colaboração entre diferentes departamentos e equipes. Outra forma de promover o trabalho colaborativo é realizar reuniões gerais regulares para brainstorm.

3. Apoiar a diversidade

Quanto mais diversa é uma equipe, com experiências de trabalho, especialidades, vivências, habilidades diferentes, maior é a criatividade. Por isso, para inovar, a diversidade deve ser apoiada e estimulada.

4. Facilitar a comunicação

A comunicação é outro fator essencial para uma inovação de qualidade. Além de a equipe estar alinhada com os processos no dia a dia, a boa comunicação promove segurança psicológica para que novas ideias sejam compartilhadas.

Os líderes precisam promover um diálogo aberto e transparente com a equipe, transmitindo a sensação de segurança. Para isso, o uso de plataformas de comunicação interna e a promoção de momentos de descontração e integração da equipe são importantes.

5. Adotar tecnologias e metodologias de trabalho

As tecnologias estão cada vez mais presentes no dia a dia das empresas, e também ajudam quando o assunto é inovar. Principalmente quando se tratar da simplificação de processos e ganho de eficiência.

A medicina, por exemplo, está passando por uma revolução a partir da integração de tecnologias emergentes. Realidade virtual e aumentada sendo utilizadas para treinamento de médicos e reabilitação de médicos, impressão 3D para criar próteses e Inteligência Artificial auxiliando em diagnósticos mais precisos são alguns exemplos.

Além disso, metodologias de trabalho, como as ágeis, podem melhorar a organização e o envolvimento da equipe em relação à inovação.

6. Investir em treinamentos e aprendizagem

Com a rapidez com que a tecnologia e o mercado evoluem atualmente, é necessário que a equipe esteja sempre se atualizando. É importante que a empresa promova treinamentos sobre pensamento criativo, resoluções de problemas e assuntos relacionados às tendências relevantes para o setor de atuação.

O incentivo a busca por novos conhecimentos e habilidades, bem como a participação em eventos do setor e workshops deve fazer parte do dia a dia da organização.

7. Criar equipes de alto desempenho

As equipes de alto desempenho possuem foco em metas e inovação, sendo conhecidas por entregar resultados superiores com maior frequência. São formadas por profissionais altamente qualificados, com experiências que se complementam em um modelo de trabalho colaborativo.

Normalmente, empresas que contam com equipes de alto desempenho inovam mais e ganham vantagem competitiva.

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