cansaço mental

Cansaço mental e falta de motivação: De quem é a culpa?

Dores de cabeça constantes, dificuldade para dormir e muito sono ao longo do dia, falta de concentração e alta irritabilidade. Esses são alguns sintomas de que você chegou ao limite do cansaço mental. Mas por que isso acontece?

Os motivos podem ser muitos, como excesso de cobrança, estresse, falta de tempo para relaxar ou tempo de descanso mal aproveitado. Fato é que a sensação de esgotamento e a falta de motivação são comuns a muitas pessoas.

No Brasil, por exemplo, 30% dos mais de 100 milhões de trabalhadores sofrem com a síndrome de burnout, segundo dados da Associação Nacional de medicina do Trabalho.  O distúrbio psíquico é causado pelo esgotamento físico e mental intenso.

Mas, diante do turbilhão de informações, responsabilidades e desafios do dia a dia, é possível descansar o corpo e a mente para fugir desse esgotamento e se manter ativamente motivado para alcançar os objetivos traçados?

O primeiro passo para isso está no conceito da vida equilibrada, ou seja, ter uma boa divisão do tempo dedicado ao trabalho e do tempo dedicado à vida pessoal, como atividades sociais, saúde e descanso mental. Além de fazer um bom uso desse tempo.

Leia também: 7 dicas para elaborar o planejamento orçamentário de 2024

Atualmente, com a ascensão das redes sociais e o vício em smartphones, muito do tempo que deveria ser utilizado para o descanso é gasto na navegação on-line. De acordo com um estudo do site EletronicsHub, os brasileiros passam mais de 9 horas por dia no celular. Isso significa que durante esse tempo, estão recebendo um turbilhão de informações, o que impede o cérebro de descansar devidamente.

O tempo excessivo diante das telas pode afetar a atenção, a concentração, a saúde física e a memória. O Instituo Nacional de Ciências Médicas Gerais dos Estados Unidos, por exemplo, já comprovou que a luz dos dispositivos durante a noite pode causar distúrbios do sono, diabetes e até depressão.

Mas, então, a culpa do cansaço mental excessivo é somente sua? Não! Porém, algumas mudanças de hábito podem amenizar essa questão e tornar a sua rotina mais leve. Neste artigo você saberá:

  • O que é o cansaço mental?
  • 7 dicas para combater o cansaço mental

O que é o cansaço mental?

Como o próprio nome já diz, o cansaço mental é a fadiga ou exaustão que afeta a mente. Está relacionado com o esgotamento das capacidades cognitivas e emocionais, afetando a motivação e o cumprimento das tarefas diárias.

Entre os principais motivos para o cansaço mental estão:

  • Intensa atividade cognitiva: Tarefas que exigem muita concentração e raciocínio.  
  • Estresse emocional: Situações que geram muito estresse, preocupações, ansiedade e pressões emocionais desgastam a mente.
  • Sono de baixa qualidade: A privação do sono ou um sono de baixa qualidade podem contribuir para a piora do cansaço mental.
  • Sobrecarga de informações: Processar muitas informações ao mesmo tempo e em grande volume durante todo o dia é extremamente cansativo para o cérebro.
  • Falta de exercício físico: O exercício físico é também uma distração para a mente, sua falta contribui para o cansaço mental.
  • Alimentação inadequada: Uma alimentação pobre em nutrientes essenciais pode afetar o bom funcionamento do cérebro.

Estar atento a esses fatores e identificar os sintomas do cansaço mental – como dificuldade de concentração, irritabilidade, falta de motivação e lapsos de memória – é importante para conseguir gerenciá-los. Em alguns casos, o acompanhamento médico é essencial.

Leia também: 7 Inteligências Artificiais gratuitas para facilitar o seu dia a dia

7 dicas para combater o cansaço mental

1. Tenha uma boa gestão de tempo

O dia tem 24 horas para todo mundo, mas algumas pessoas conseguem trabalhar, praticar exercícios e encontrar os amigos durante a semana porque conseguem se organizar para isso. A boa gestão do tempo depositado nas tarefas diárias, estabelecendo prioridades e evitando sobrecarregar a agenda é essencial para evitar o cansaço mental.

Além disso, reservar períodos do dia para descanso é importante. Para isso, o Clube das 5 da manhã, um conceito lançado pelo escritor Robin Sharma que incentiva as pessoas a acordar cedo e tornar o dia mais produtivo.

2. Faça o seu dinheiro trabalhar por você

Um dos principais motivos para que as pessoas depositem no trabalho boa parte do tempo que possuem disponível é ganhar dinheiro. Mas, e se elas investissem e fizessem o dinheiro trabalhar por elas?

O investimento de R$ 200.000 com rendimento de 1,5% mensal, por exemplo, gera R$ 3.000 reais por mês. Para chegar a esse nível, é possível começar com pouco. Saiba como investir o seu dinheiro neste artigo da Adição Contábil.

3. Deixe o celular de lado

O uso constante do celular expõe a mente a uma grande e constante quantidade de informações, notificações e estímulos visuais. Se o dispositivo é utilizado durante os momentos de descanso, a mente não relaxa como deveria.

Ao deixar o celular um pouco de lado, você consegue diminuir a ansiedade causada pelas inúmeras notificações, focar no momento presente e se tornar mais eficiente, diminuir as informações recebidas e melhorar o seu bem-estar emocional. Em resumo, você permite que a sua mente descanse.

4. Adote hábitos de sono saudáveis

Uma boa noite de sono é fundamental tanto para a saúde física quanto para a saúde mental. O tempo ideal desse sono pode variar de pessoa para pessoa, mas as diretrizes gerais recomendam que adultos tenham de 7 a 9 horas de sono por noite.  

Os hábitos antes de deitar-se na cama impactam diretamente na qualidade desse sono. Por isso, é importante não comer alimentos mais pesados logo antes de dormir, evitar aparelhos eletrônicos no período da noite e ter uma rotina regular de sono, buscando dormir sempre na mesma hora.  

5. Cuide bem da sua saúde

A boa saúde, tanto física quanto mental, influencia no bem-estar e na boa atividade do cérebro. Para isso, uma alimentação adequada e saudável melhora a disposição física e evita deficiências nutricionais que podem afetar o bom funcionamento do cérebro.

Já a atividade física regular melhora a função cognitiva e libera hormônios importantes, como a endorfina, que está associada à sensação de bem-estar. Outro fator importante é a saúde mental, que depende de uma vida equilibrada.

6. Dê valor aos momentos de descanso

Os momentos de descanso são para descansar a cabeça de fato. Busque atividades que possibilitem relaxar os olhos e a mente, ou seja, não fique o seu tempo livre todo mexendo no celular, jogando no computador ou assistindo televisão.

Jogue um jogo de tabuleiro, cozinhe, pratique algum esporte, faça meditação… enfim, encontre uma atividade que te motive e te ajude a espairecer.

7. Fomente as relações sociais

Conexões significativas com amigos e familiares são de extrema importância para uma boa saúde mental. Ter uma boa rede de apoio para compartilhar sentimentos, preocupações e conquistas pode evitar a exaustão mental. Por isso, as relações sociais são indispensáveis.

Gostou do conteúdo? Siga a Adição Contábil nas redes sociais para mais.

Fale Conosco