aplicativos de finanças

Aplicativos de finança: Melhorando o seu relacionamento com o dinheiro

Quem nunca acabou gastando mais do que deveria? Controlar e saber lidar com o próprio dinheiro é importante para ter mais tranquilidade e segurança, o que, para muitas pessoas, não é uma tarefa fácil. Tudo começa por organizar os ganhos e as despesas, tendo um padrão de vida compatível com as quantias disponíveis. Nesse sentido, os aplicativos de finança têm ajudado muito.

Há quem até já tenha tentado organizar as finanças em planilhas ou cadernos especiais para tal, mas a complexidade e o gasto de tempo de juntar manualmente todas as informações em um só lugar acabam por desestimular o hábito ou tornar as anotações incompletas. Se esse é o seu caso, calma, você não é o único a passar por isso. Mas também não precisa desistir de ter uma vida financeira organizada.

Alguns aplicativos de finança estão disponíveis tanto na versão web quanto na Android e na IOS. Além de facilitar o lançamento de receitas e despesas, essas ferramentas podem ter conexão direta com a conta do banco ou com o seu cartão de crédito, tornando o controle financeiro automatizado.

Leia também: Como lidar com despesas imprevistas?

Ao permitir organizar e categorizar entradas, saídas e até investimentos, esses aplicativos ajudam a compreender a vida financeira de forma mais clara e intuitiva. Alguns, inclusive, oferecem análises e relatórios completos com o comportamento dos gastos, facilitando tomadas de decisão e gerando insights sobre como administrar melhor o seu dinheiro.

Sabendo da importância que um aplicativo de finança pode ter para o controle e a educação financeira das pessoas, a Adição Contábil fez uma lista com algumas opções disponíveis no mercado. Cada uma delas possui funcionalidades e características diferentes, vale entender qual delas se encaixa melhor com as suas necessidades.

Os melhores aplicativos de finanças

Mobills

Disponível tanto para Android quanto para IOS, e acessível também na versão web, o Mobills é um aplicativo bastante completo. Oferece desde interface para reunir ganhos e despesas por categoria até ferramentas para planejamento financeiro com metas e orçamentos.

A integração automática com as informações de contas bancárias ou cartões de crédito pode ser feita com instituições como Itaú, Nubank, Banco do Brasil, Caixa e Santander. Outro ponto interessante é a disponibilização de calculadoras para entender valores relacionados às questões mais complexas, como juros simples e compostos, férias, 13º salário e saque-rescisão do FGTS.

O aplicativo possui uma versão gratuita, com recursos mais limitados, e uma paga, que disponibiliza também relatórios completos sobre a vida financeira do usuário – dados que podem ser exportados em Excel e PDF.

Organizze

O principal diferencial do aplicativo Organizze é a possibilidade de controlar conta corrente, poupança e investimento em um único lugar. Além disso, ele permite criar metas de economia e direcionar os gastos por categorias.

Para quem costuma se perder facilmente no meio das responsabilidades financeiras, o aplicativo oferece um alerta de contas a pagar e uma ferramenta de controle do cartão de crédito.

Apesar de não ter integração com os bancos, ou seja, os lançamentos precisam ser feitos manualmente, é possível exportar as informações de transações para dentro do aplicativo, por meio do extrato bancário ou de notificações.

Os relatórios mensais já criam alertas de gastos e são bastante completos. Porém, a maior parte dessas funcionalidades está disponível apenas na versão paga do aplicativo.

Minhas Economias

O Minhas Economias é um aplicativo gratuito que tem como principal foto ajudar a organizar as finanças e a juntar dinheiro para a realização de sonhos. Além do controle de receitas e despesas, o app possui uma aba chamada “Gerenciamento de Sonhos”, na qual são traçados objetivos que devem ser atingidos com o tempo.

Disponível há mais de quatro anos nas lojas de aplicativo, o Minhas Economias possui ótimas avaliações. Apesar de não ter integração com bancos, seu uso é fácil e intuitivo.

Orçamento fácil

O aplicativo Orçamento Fácil também permite gerenciar as finanças pessoais de forma simples e intuitiva, mas seu principal diferencial é a possibilidade de personalização da interface. O usuário pode escolher as informações da página inicial, de acordo com o que é mais importante para ele.

Um resumo de períodos de gatos e economias fica disponível, assim como tabelas e gráficos com dados do comportamento financeiro. O aplicativo ainda permite sincronização bancário e possui uma funcionalidade de alerta para que o usuário não esqueça de cadastrar as informações transacionais.

Guiabolso

Outra opção considerada por muito usuário o melhor aplicativo de finança, o Guiabolso permite a vinculação com a conta bancária e a categorização de entradas e saídas. Dessa forma, contabiliza todos os gastos, inclusive dos cartões de crédito, e economias.

Como forma de apoiar o usuário na organização da vida financeira, o aplicativo envia análises e dicas personalizadas de acordo com o estilo de vida e comportamento financeiro.

Dessa forma, todas essas ferramentas ajudam a controlar e compreender melhor os gastos mensais, permitindo organização e planejamento mais assertivos. Como dito, o mais importante é ter a noção do quanto entra e do quanto sai, desenvolvendo um padrão de vida compatível com isso.

A Adição Contábil também possui algumas ferramentas que auxiliam nesse sentido, como a Calculadora Salarial e a Calculadora PJ, indicada para quem está na dúvida se vale a pena trocar o trabalho CLT por um no regime PJ.

Gostou do conteúdo? Siga a Adição Contábil nas redes sociais e acompanhe todas as nossas publicações.

Fale Conosco