clube das 5 da manhã

Clube das 5 da manhã: Hábitos que mudam a vida

Ter que acordar cedo é o pesadelo de muitas pessoas, mas, quando isso se torna um hábito, as mudanças na vida cotidiana podem ser muito positivas. É isso que prega a filosofia do Clube das 5 da manhã, conceito lançado pelo escritor Robin Sharma que promete aumento da produtividade e da qualidade de vida para pessoas que acordam junto com o nascer do sol.

Numa rotina cada vez mais acelerada, tomada de responsabilidades com o trabalho, estímulos vindos das redes sociais e grande quantidade de informação chegando a cada minuto, períodos de cuidado com o corpo e a mente são cada vez mais raros. O Clube das 5 da manhã prega que as primeiras horas do dia devem ser usadas com exatamente para esse cuidado.

A ideia é que, num momento do dia em que a maioria das pessoas ainda está dormindo, é possível aproveitar o silêncio e a solidão – explorar a própria companhia – para praticar exercício, preparar-se para o resto do dia e evoluir como pessoa. Pode parecer algo difícil, porém a partir do momento em que uma rotina é criada, torna-se um hábito.

Na busca pela melhor qualidade de vida, muitas pessoas estão aderindo ao conceito. Mas será que essa rotina também pode ser boa para você? Neste artigo, você entenderá:

  • O que é o Clube das 5 da manhã?
  • Os benefícios do Clube das 5 da manhã
  • Como tornar-se um adepto do Clube das 5 da manhã

O que é o Clube das 5 da manhã?

O conceito ficou conhecido após Robin Sharma, escritor que possui inúmeros best-sellers, lançar o livro “The 5AM Club”, que em tradução livre para o português significa “O Clube das 5 da manhã”. Na obra, ele comprova como a escolha de acordar cedo torna o dia das pessoas mais produtivo, a partir de uma rotina mais organizada e saudável.

O período das 5 às 6 da manhã é destacado por Sharma como a “hora da vitória”. O autor sugere que ela seja aproveitada a partir da fórmula 20/20/20, uma divisão do tempo para preparar corpo e mente para o dia que está por vir. Funciona assim:

  • 20 minutos para praticar exercícios físicos. A prática é responsável por produzir uma série de enzimas essenciais para o bom desempenho diário: a endorfina promove bem-estar, aliviando dores e ansiedade; e a serotonina, conhecida como o hormônio da felicidade, está relacionada à estabilidade emocional.
  • 20 minutos para reflexão, que pode ser feita através da meditação, da escrita. O importante é permitir que o cérebro descanse e se distraia.
  • 20 minutos para crescimento pessoal, que pode ocorrer através da leitura, de um curso ou do consumo de um conteúdo interessante.

Dessa forma, antes do dia começar de fato, a pessoa já conseguiu nutrir e cuidar da mente, da alma, do coração e da saúde. Assim, está pronta para enfrentar os desafios do dia e controlar da melhor forma o estresse, a ansiedade e as distrações, tornando-se mais eficiente, produtiva e realizadora.

Os benefícios do Clube das 5 da manhã

O convencimento para acordar tão cedo precisa ter bons argumentos, e é isso que Robin Sharma traz para embasar a filosofia do Clube das 5 da manhã. Alguns dos benefícios são:

1. Aumento da produtividade

A partir do momento em que as primeiras horas do dia passam a ser dedicadas ao autocuidado, corpo e mente ficam mais dispostos para realizar as tarefas diárias. Nesse sentido, a pessoa consegue aumentar a concentração e a eficiência, melhorando a produtividade.

2. Diminuição do estresse

A produção de hormônios estimulada pelo hábito de acordar cedo e pela rotina matinal estabelecida torna a pessoa mais calma e menos ansiosa, diminuindo a incidência do estresse. O cortisol, por exemplo, é um hormônio esteroide responsável por regular o humor, a motivação e o medo, produzido em maior quantidade no período da manhã.

3. Desenvolvimento pessoal

O hábito de ter 40 minutos de reflexão e aprendizado todos os dias aumenta o autoconhecimento e as habilidades da pessoa. Além disso, a organização da rotina permite que a vida não seja baseada no trabalho, criando mais vivências e experiências que impulsionam o desenvolvimento pessoal.

4. Aumento da criatividade

O aumento do conhecimento melhora de forma direta a criatividade. Quando a rotina é tomada por tarefas que representam mais do mesmo, a criatividade e a capacidade de inovar ficam prejudicadas. Por outro lado, sair da zona de conforto e buscar sempre o novo impulsionam essas capacidades – tão importantes para o mercado de trabalho atual.

Tornando-se um adepto do Clube das 5

Apesar do entendimento de que acordar cedo pode ser muito benéfico, muitas pessoas têm grandes dificuldades para tornar isso uma rotina. Um dos principais caminhos para resolver esse problema é garantir uma boa qualidade do sono. Não à toa, Sharma prega que o dia deve ser encerrado às 22 horas.

Porém, antes de encerramento do dia, há o que o autor chama de “ritual do sono”. Isso significa que, para deitar-se na cama e ter uma boa qualidade do sono, a pessoa precisa desacelerar e preparar a mente algumas horas antes.

Assim, entre sete e oito horas da noite é o período para fazer a última refeição e o último contato com dispositivos eletrônicos (celular, televisão, computador). Após isso, entre oito e nove horas da noite, é o período para dedicar-se à família, conversar e estar de fato presente naquele momento. A última hora do dia antes de dormir deve ser dedicada aos cuidados pessoal e a organização da roupa e do material que será utilizado na rotina matinal do dia seguinte.

Dessa forma, o corpo tende a se acostumar a dormir cedo. Mas, acordar cedo também pode ser um desafio, nesse sentido, aconselha-se a levantar assim que o despertador toca, não dando chances para a soneca e para a preguiça. Ter contato direto com a luz do dia e tomar um bom café da manhã também ajuda no despertar.

A filosofia do Clube das 5 da manhã funciona para muitas pessoas, mesmo que nem todas consigam seguir à risca todos os passos. Porém, para outras o método não é eficiente – e isso é explicado em estudos científicos. Entre eles, um publicado pela revista “Nature Communications” analisou mais de 700 mil pessoas e identificou mais de 350 fatores genéticos que influenciam no período do dia em que as pessoas possuem mais energia.

Isso significa que, para algumas pessoas, acordar muito cedo pode ser contraproducente. Mesmo assim, caso você entenda que faz parte dos grupos de pessoas mais vespertinas ou noturnas, os ensinamentos do Clube das 5 continuam sendo valiosos: a rotina e a separação de um tempo para cuidar da mente, do corpo e da saúde são fundamentais para a produtividade e a felicidade pessoal.

Gostou do conteúdo? Siga a Adição Contábil nas redes sociais para acompanhar os próximos.

Fale Conosco