redes sociais para empresas

Redes sociais para empresas: Quais ter e como gerenciar

Para criar bons relacionamentos e serem lembradas, as empresas precisam estar onde os clientes estão. Hoje, isso significa estar presente nas redes sociais. Mas, quais devem ser as estratégias adotadas para as redes sociais para empresas? Em quais redes investir? O que é preciso para ter retorno sobre o trabalho e o tempo investido nesses canais?

Esses são alguns questionamentos comuns feitos por empresários e empreendedores que, apesar de reconhecerem a importância das redes sociais para empresas, acabam cometendo o erro de deixá-las em segundo plano diante das diversas responsabilidades diárias. E, por isso, deixam de alcançar os bons resultados em potencial.

Afinal, não basta ter uma conta nas redes sociais, é preciso realizar postagens regulares de conteúdos interessantes, bem como ter dedicação para interagir com os usuários das redes e responder mensagens ou comentários enviados. Por trás disso, está um bom planejamento que cria estratégias para entender e atingir o público-alvo.

Só assim será possível ganhar destaque no mundo infinito das redes sociais. Alguns dados podem te convencer da importância desse esforço: o Brasil é o terceiro país que mais utiliza redes sociais no mundo. De acordo com levantamento do Comscore, são 131.506 milhões de contas ativas no País, que ficam conectadas 46 horas mensais. Criar engajamento nesses canais significa criar centenas, milhares ou até milhões de novos clientes em potencial.

Por isso, neste artigo da Adição Contábil, você entenderá os caminhos para fazer o melhor uso das redes sociais para empresas, como mantê-las e quais escolher a partir de alguns pontos principais. São eles:

  • Qual a importância das redes sociais para empresas?
  • Como escolher em quais redes sociais estar
  • Gerenciando redes sociais para empresas
  • O potencial das redes sociais

Qual a importância das redes sociais para empresas?

Já trouxemos neste artigo alguns motivos para investir nas redes sociais para empresas, como estar onde o cliente está e conquistar novos prospects. Mas a importância desses canais vai muito além disso. Com eles é possível:

  • Ganhar visibilidade da marca: A sua empresa passa a estar presente em uma vitrine disponível para milhões de pessoas, independentemente de localização. Isso ajuda, inclusive, a sua marca a ser lembrada.
  • Fazer um marketing direcionado e personalizado: as redes sociais oferecem ferramentas avançadas de segmentação, que permitem direcionar as mensagens de acordo com interesses, dados demográficos e comportamento de compra.
  • Engajar o cliente: por meio de comentários, trocas de mensagens e compartilhamentos, as empresas podem criar relacionamentos mais próximos com o público-alvo, o que leva à maior fidelidade dos clientes.
  •  Atender o cliente: as redes sociais representam um canal de fácil acesso aos consumidores e estar disponível por lá com um atendimento atencioso e resolutivo é mais uma forma de evoluir a experiência dos clientes. Além disso, as informações recebidas podem ser úteis para identificar pontos de melhoria e agir com assertividade.
  • Gerar leads e vendas: com o uso estratégico de anúncios, promoções e conteúdos interessantes, as empresas podem direcionar o tráfego para seus sites e convertê-lo em vendas.

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Como escolher em quais redes sociais estar

Nas redes sociais o que vale é a qualidade, não a quantidade. Por isso, na maioria das vezes não é necessário que a empresa esteja presente em todas as redes sociais possíveis, mas sim nas que fazem sentido para as estratégias de marketing e nas que o público-alvo está.

Para ter assertividade na escolha de quais redes sociais investir, é importante, primeiro, conhecer as características de cada rede social, como o perfil do público, a quantidade de usuários e o tipo de conteúdo que funciona por lá.

O YouTube, por exemplo, é a rede social com maior acesso no Brasil, mas requer uma boa estrutura para gravação de vídeos. Para ter sucesso nesse canal, é preciso criar conteúdo de alta qualidade, que seja relevante para o público-alvo e prenda a atenção. Isso pode incluir vídeos informativos, tutoriais, apresentação de produtos, entre outros.

Já o Instagram, que lidera a quantidade de tempo gasto pelos usuários em redes socais, possui forte apelo de imagens. Isso significa que para se destacar na rede, é preciso investir em boas fotos, com narrativas interessantes. Vídeos curtos e stories são outros formatos que dão certo na plataforma.

Outra rede social que está em alta e oferece grande potencial é o TikTok. Porém, mais focada em vídeos e produções mais “caseiras”, a rede social atrai, principalmente, as gerações mais novas. Ainda há opções como X (antigo Twitter), Pinterest, LinkedIn e outros.

Além e entender o que cada rede social pede, é importante definir os objetivos de marketing da empresa. Se o objetivo é aumentar a conscientização de marca, por exemplo, Instagram e Facebook podem ser a melhor opção. Agora, se a ideia é apresentar a marca ou levar informações sobre produtos de forma criativa e envolvente, TikTok e YouTube ganham destaque.

Os recursos disponíveis, incluindo tempo, equipe e orçamento, também são fatores que devem ser considerados ao definir em quais redes sociais a empresa deve estar. Vale concentrar os esforços nas plataformas que oferecem o maior potencial de retorno sobre o investimento.

Por fim, analisar as estratégias da concorrência nas redes sociais e as tendências de comportamento dos usuários é essencial para um planejamento mais assertivo.

Gerenciando redes sociais para empresas

Após a definição de quais redes sociais estar presente, as empresas precisam gerenciar essa presença de forma estratégica e organizada. Algumas ações importantes são:

  • Definir objetivos: os objetivos estabelecidos – que podem ser aumentar o market share, gerar leads, melhorar o relacionamento, entre outros – orientam as ações dentro das redes sociais.
  • Desenhar personas e definir tom de voz: as personas representam detalhadamente o público-alvo da marca e, a partir delas, é possível definir o tom de voz das publicações e o conteúdo chamará mais atenção de quem interessa.
  • Criar um calendário editorial: faça um plano de conteúdo detalhado para cada rede social. Isso ajuda a ter postagens regulares, não esquecer de datas especiais e gerar resultados com campanhas sazonais.
  • Produzir conteúdo de qualidade: crie conteúdos relevantes e interessantes. Certifique-se que o conteúdo seja visualmente atraente e agradável, além de estar alinhado à identidade da marca.
  • Monitorar o desempenho: utilize as ferramentas de análise das redes sociais para monitorar o desempenho das postagens e campanhas. Entre as principais métricas para entender o que está funcionando ou não estão alcance, engajamento, taxa de cliques e conversões.
  • Acompanhar tendências: aproveite trends, memes e mantenha-se atualizado sobre as mudanças nas redes sociais e no comportamento dos usuários. Isso manterá o engajamento do seu público.
  • Inovar e arriscar: não existe uma fórmula de sucesso para as redes sociais, por isso, vale testar e arriscar qualquer formato que entenda fazer sentido para a empresa. A maioria dos cases de sucesso nas redes sociais foi antecedida de muitas tentativas e erros.

O potencial das redes sociais para empresas

As empresas que sabem aproveitar o potencial das redes sociais alcançam resultados inéditos. Exemplo concreto disso é o case da Cimed, com o produto Carmed Fini.

O lançamento do hidratante labial produzido a partir de uma colab entre a Cimed e a Fini contou com vídeos nas redes sociais que geraram curiosidade em relação ao produto. Uma postagem de “unboxing” no TikTok viralizou e o produto passou a ser objeto de desejo de muitas meninas e mulheres, vendendo mais do que o esperado e zerando os estoques rapidamente, por diversas vezes.

Com isso, em apenas 20 dias a empresa vendeu o que era esperado para 12 meses: 40 milhões de reais. Por causa das redes sociais, o Carmed tornou-se um dos principais produtos da Cimed.

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