assessoria financeira

Assessoria financeira: a sua empresa precisa de uma?

Dizem que os empreendedores precisam saber um pouco de tudo – finanças, comunicação, marketing, etc – para que seus projetos saiam do papel e tenham sucesso. Porém, quando as estruturas da empresa passam a ficar mais complexas, esse conhecimento multidisciplinar pode não ser suficiente. Nesses casos, contratar apoio especializado para algumas atividades, como a assessoria financeira, pode ser a melhor saída.

Na área financeira, a boa gestão é fundamental para a saúde e crescimento do negócio. Por isso, ter um planejamento financeiro estratégico, enquadrar a empresa da melhorar forma para evitar o pagamento excessivo de impostos e otimizar os recursos disponíveis são algumas ações importantes que demandam conhecimento e experiência.

Muitas vezes, a contratação de profissionais para o departamento financeiro não é suficiente para entregar tudo isso. O principal motivo é que, ao serem contratados para tarefas específicas, esses colaboradores não possuem uma abordagem holística do negócio, atuando de forma pouco estratégica.

Então, como identificar se a sua empresa está precisando de uma assessoria financeira? Neste artigo, a Adição Contábil irá explicar todos os cenários e os ganhos que a contratação de uma expertise externa pode trazer.

O papel da assessoria financeira

A assessoria financeira é um trabalho realizado por profissionais especializados em finanças, contabilidade e gestão financeira que irão fornecer orientação, análise e suporte para ajudar a empresa a gerenciar suas finanças de forma eficaz, alcançando os objetivos estipulados.

Na Adição Contábil, por exemplo, os serviços de consultoria e assessoria financeira são realizados de forma personalizada para cada empresa. Eles incluem análise e diagnóstico financeiro, para identificar o real problema e traçar a melhor estratégia para uma solução, a partir do planejamento financeiro e do gerenciamento de investimento adequados.

Sinais de que a sua empresa precisa de uma assessoria financeira

São vários os motivos e cenários para uma empresa contratar uma assessoria financeira: desde problemas com o fluxo de caixa e a lucratividade, até em momentos de expansão, como fusões e levantamento de capital.

Entre os principais sinais estão:

  • Problemas com o fluxo de caixa: se o faturamento da empresa está indo bem, mas, mesmo assim, há dificuldades constantes para pagar as contas, lidar com atrasos do pagamento de clientes e manter reservas de caixa adequadas, algo não está certo. É recomendável procurar ajuda.
  • Falta de visibilidade financeira: se a empresa não possui uma visão holística de suas finanças e está sempre com os relatórios desatualizados, imprecisos ou inconsistentes, uma assessoria financeira pode ajudar muito.
  • Dificuldade na criação de um planejamento orçamentário: a falta de visibilidade financeira leva à dificuldade na criação de orçamentos realistas, e ultrapassar os limites de gasto estipulados pode se tornar uma constante. É preciso desenvolver processo mais eficazes de planejamento financeiro.
  • Endividamento: se a empresa está acumulando dívidas devido a empréstimos bancários ou financiamentos, é hora de revisar as estratégias de gestão financeira.
  • Pagamento excessivo de impostos: um dos motivos para o desequilíbrio no caixa da empresa e a falta de dinheiro constante é o pagamento excessivo de impostos. A assessoria financeira pode analisar se o enquadramento tributário está correto e se a empresa está realmente pagando apenas o que é obrigatório.
  • Mudanças significativas: novos momentos importantes para a empresa, como fusões, aquisições e reestruturação podem ter o apoio da assessoria financeira para facilitar as transações de forma estratégica.

As vantagens de contar com uma assessoria financeira

Além de identificar os principais problemas financeiros da empresa e desenvolver uma estratégia para solucioná-los, a expertise trazida pela assessoria pode gerar diferentes insights, que devem ser aproveitados para construir um crescimento sustentável. Dessa forma, as tomadas de decisão passam a ser bem embasadas e direcionadas.

Exemplo disso é a possível redução de custos fixos a partir do entendimento de que os recursos da empresa podem ser otimizados e gastos excessivos cortados, a partir da renegociação de contratos e melhora da eficiência operacional. Em outra frente, a identificação de oportunidades de investimento que maximizem o retorno podem deixar mais dinheiro em caixa.

Sua empresa está precisando desse apoio? Entre em contato com a Adição Contábil, nossa equipe está pronta para te ajudar.

Fale Conosco