agentes de IA

Como criar Agentes de IA para ajudar no dia a dia das empresas

A Inteligência Artificial (IA) deixou de ser uma promessa distante para transformar as operações das empresas. E engana-se quem pensa que o acesso a essa tecnologia é restrito às organizações de grande porte que possuem valores disponíveis para o investimento em tecnologias de ponta. Cada vez mais acessível, a IA traz diversas possibilidades para os pequenos e médios negócios – como criar Agentes de IA que automatizam tarefas do dia a dia.

Pode até parecer algo distante ou extremamente complexo, mas os Agentes de IA já podem ser criados e treinados em plataformas como o ChatGPT (da OpenAI) e o Copilot (da Microsoft). A melhor notícia é que não precisa ser um expert em tecnologia, pelo contrário: as interfaces são amigáveis e bastante intuitivas.

Portanto, se você é uma daquelas pessoas que se encanta quando ouve histórias de como tarefas foram automatizadas, processos foram otimizados e produtividades foram escaladas, este artigo é para você! A Adição Contábil vai te provar que a IA também pode mudar a sua vida e a sua empresa, a partir de quatro pontos principais:

  • O que são Agentes de IA e como eles funcionam?
  • Ferramentas acessíveis para criar Agentes de IA
  • Como criar Agentes de IA – e implementá-los
  • Usos práticos de Agentes de IA

O que são Agentes de IA e como eles funcionam?

O Agente de IA funciona como um assistente virtual inteligente, capaz de executar tarefas automaticamente. Uma comparação prática seria com a de um estagiário que trabalha 24 horas por dia, sete dias por semana, e não precisa receber comandos o tempo todo.

Em uma explicação mais técnica, podemos dizer que se tratar de softwares autônomos programados para executar tarefas específicas, aprendendo padrões e interagindo com pessoas ou sistemas de forma inteligente. Isso significa que ele toma decisões dentro de um limite de regras estabelecidas e executa tarefas repetitivas ou complexas para economizar o tempo dos gestores.

São várias as funções que podem ser exercidas por um Agente de IA, entre elas: responder dúvidas de clientes; gerar relatórios financeiros e de vendas; agendar reuniões e enviar lembretes; monitorar e-mails e redes sociais, categorizando informações; produzir as peças de marketing; auxiliar nos processos de RH; etc.

Para as pequenas e médias empresas que enfrentam restrições de equipe e orçamento, os Agentes de IA podem representar um grande trunfo competitivo – liberando os times para atividades mais estratégicas.

Ferramentas acessíveis para criar Agentes de IA

Como dito anteriormente, já não é mais necessário entender de códigos de programação e ser expert em tecnologia para criar Agentes de IA. Algumas das plataformas acessíveis que podem ser usadas por todo mundo são:

  • ChatGPT: Além de permitir criar Agentes de IA primários para tarefas específicas – como ler dados de planilhas e desenvolver roteiros de vídeos –, também é possível chatbots personalizados que respondem dúvidas de clientes, auxiliam na geração de conteúdos e realizam brainstormings. O melhor de tudo: pode ser integrado ao site, WhatsApp e canais de atendimento da empresa. Basta treinar o agende com FAQs e informações sobre o negócio.
  • Zapier AI: Permite conectar diversas aplicações (gmail, Google Sheets, redes sociais) e automatizar fluxos que custam tempo, como responder e-mails de clientes, organizar leads e gerar relatórios semanais.
  • ManyContent: Voltado para o marketing das empresas e para as redes sociais, essa ferramenta cria o calendário de postagens e indica os temas mais interessantes para capturar a atenção do público-alvo. Ela também é responsável por gerar os templates e as publicações.
  • Notion AI: Cria resumos automáticos de reuniões, listas de tarefas, planejamento de conteúdo e ainda apoia o gerenciamento de projetos com sugestões inteligentes.
  • Copilot (da Microsoft): Integrado à ferramentas como Word, Excel e Google Workspace, ajuda a gerar insights a partir de dados, criar relatórios e apresentações com base em informações internas, além de resumir e-mails e documentos rapidamente.

Como criar Agentes de IA – e implementá-los

O primeiro passo para começar a implementar Agentes de IA e automatizar os processos da sua empresa é adquirir um conhecimento básico sobre o que pode ser feito.

Passo 1: Identifique o que pode ser automatizado

É hora de mapear as tarefas repetitivas e operacionais que tomam muito tempo seu ou da equipe. Normalmente, alguns exemplos clássicos são:

  • Atendimento ao cliente (respostas padrão)
  • Atividades de marketing (produção de conteúdo, monitoramento de redes sociais)
  • Produção de Atas de reunião
  • Organização de agendas de follow-ups
  • Leitura de documentos e identificação de insights

Passo 2: Conheça as ferramentas e escolha a mais adequada

De acordo com as tarefas que serão automatizadas, uma ferramenta será mais indicada do que a outra. Vale usar os períodos de teste gratuitos e entender como elas funcionam e qual se encaixa melhor ao perfil do negócio.

Passo 3: Crie o Agente de IA e o alimente com as informações necessárias

Com a ferramenta definida, você irá criar o Agente de IA e informar para ele a tarefa que ele deverá realizar. Prepare os materiais contendo todas as informações necessárias para a atividade definida e suba na ferramenta.

Caso você tenha optado começar por um Agente de IA que irá responder os clientes, é importante fazer uma relação das perguntas frequentes e as repostas para elas, além de incluir informações sobre os processos internos e os scripts de atendimento.

Passo 4: Teste em pequena escala

Antes de implementar em toda a operação, valide em um processo específico, com um grupo reduzido. Por exemplo, em vez de implementar um organizador de leads em todos os canais de uma vez, comece pelo canal que gera menos leads e vá escalando.

Passo 5: Monitore e ajuste continuamente

A IA aprende com o tempo, mas quanto mais for treinada, melhor será a entrega das respostas. Acompanhe os resultados, ajustes comando e fluxos e dê feedbacks para a ferramenta. As entregas serão cada vez melhores.

Usos práticos de Agentes de IA

  • E-commerce: Chatbot para auxiliar clientes a encontrar pedidos e tirar dúvidas sobre produtos.
  • Consultórios médicos: Assistente de WhatsApp que confirma consultas e envia lembretes
  • Agências de Marketing: Agentes de IA para sugerir réguas de conteúdo e gerar textos iniciais de posts e relatórios de desempenho de campanhas.
  • Escritórios de Contabilidade: Automatização de envio de boletos e lembretes de prazos aos clientes.

E essas são apenas algumas das possibilidades. Contar Agentes de IA no dia a dia, atualmente, se tornou um passo estratégico para pequenos e médios negócios aumentarem produtividade, reduzirem custos e melhorarem o atendimento ao cliente de forma escalável. O que você está esperando para começar?

Para mais conteúdos como este, siga a Adição Contábil nas redes sociais.