ChatGPT

Como usar o ChatGPT para alavancar a sua empresa?

Empreender é uma tarefa desafiadora, principalmente no Brasil, onde 20% das empresas fecham as portas ainda no primeiro ano. Os dados do estudo do IBGE assustam, mas, felizmente, hoje existem ferramentas eficientes para evitar que a sua empresa entre nessa estatística.

Entre as principais causas da falência de uma empresa que está no início é a falta de atenção do empreendedor para o core business, ou seja, as atividades que realmente importam para fazer o negócio prosperar. O tempo gasto com questões burocráticas, microgerenciamento e processos ineficientes é um verdadeiro “calcanhar de Aquiles”.

A boa notícia é que, com a evolução e maior acessibilidade da Inteligência Artificial (IA), muitas etapas dessas atividades “custosas” podem ser automatizadas – diminuindo consideravelmente o tempo gasto para realizá-las. E o primeiro passo para isso pode ser compreender como usar o ChatGPT no dia a dia da empresa.

Lançado para o mercado em 30 de novembro de 2022, o ChatGPT é um modelo de linguagem de grande escala (LLM) desenvolvido pela Open.AI. Isso significa que ele pode responder perguntas sobre os mais diversos temas, escrever textos, gerar códigos, traduzir idiomas, entre muitas outras atividades.

Desde o seu lançamento, o modelo do ChatGPT já evoluiu muito – além de aprender com as interações com os usuários, a Open.AI laça regularmente versões mais completas e avançadas da ferramenta – e, atualmente, oferece inclusive a possibilidade de criar Agentes de IA para realizar tarefas específicas.

Neste artigo da Adição Contábil, você entenderá:

  • Como usar o ChatGPT de forma eficiente
  • Quais atividades o ChatGPT pode apoiar no dia a dia
  • O que são Agentes de IA e como cria-los

Como usar o ChatGPT de forma eficiente

Aqui, o primeiro passo é entender que o ChatGPT e outros modelos de linguagem aberta podem ir muito além de responder perguntas pontuais sobre as dúvidas que surgem no dia a dia do trabalho. Em outras palavras, perguntar para a Inteligência Artificial qual a cotação do dólar naquele dia não significa, de fato, que você está usando essa tecnologia a seu favor. Ela pode muito mais.

Para explorá-la da melhor forma, o ideal é estudar a IA, compreender como essa tecnologia é construída e como ela funciona. Dessa forma, será possível identificar casos de uso com mais facilidade e, o principal: criar prompts que entregam os resultados esperados.

A resposta e como usar o ChatGPT de forma eficiente depende de cada pessoa e empresa, mas o caminho para isso é identificar as atividades que tomam tempo e podem ser automatizadas e interagir com a ferramenta para entender a melhor forma de extrair o resultado que deseja.

Importante! O prompt é o fator mais importante quando o assunto é usar modelos de IA como o ChatGPT. Ele representa o comando ou pergunta enviada para a IA, que quanto mais preciso, bem estruturado e detalhado, gera repostas mais relevantes, assertivas e adaptadas ao usuário.

As tarefas que o ChatGPT pode apoiar

As possibilidades para o uso do ChatGPT nas empresas são muitas, a seguir estão alguns exemplos:

Análise de dados

Sabe aquela planilha com inúmeras colunas e diversos dados, que você perde um tempo considerável para analisar e atualizar? O ChatGPT pode ser o seu aliado nessa tarefa.

Basta enviar o documento no chat, explicar do que se trata e solicitar as análises que precisa realizar. Você pode, em segundos, compreender qual mês registrou o maior volume de vendas e o porquê disso. Também é possível solicitar um relatório que facilita a visualização das informações, ou até fazer uma comparação com indicadores e tendências do mercado.

Os dados são confidenciais e colocá-los na IA pode significar um risco para a segurança? Retire informações sensíveis e não especifique o dado. Por exemplo, não há necessidade de dizer que os registros de vendas pertencem à loja x, apenas que se trata de uma loja de roupas.

Comunicação e Marketing

Estar presente nas redes sociais e gerar conteúdos relevantes é importante para toda empresa. Mas, as demandas de comunicação e marketing são também as que mais tiram o sono dos empreendedores: “Quando terei tempo para fazer isso?”.

Com o ChatGPT é possível gerar imagens, redigir posts para as redes sociais, artigos, roteiros de vídeos, releases, entre outros materiais.

Para a publicação nas redes sociais, por exemplo, basta estruturar um prompt com informações sobre o tema do post, o objetivo dele, o público-alvo, o tom de voz desejado e em qual plataforma (Instagram, LinkedIn, X) ele será publicado. Caso necessário, solicite também uma sugestão de foto.

Você pode, inclusive, dar como exemplo uma publicação que já foi feita e teve bom resultado. Em poucos segundos, terá um novo post pronto, em um formato semelhante.

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Elaboração de documentos

Precisa elaborar um contrato? O ChatGPT pode atuar como um assistente jurídico automatizado, depois será necessário apenas validar com um advogado. Basta informar o tipo de contrato (prestação de serviço, parceria comercial, confidencialidade etc.), as partes envolvidas, as condições acordadas e qual legislação é aplicável. Pronto! Você ainda receberá sugestões de cláusulas importantes para adicionar.

Da mesma forma, outros documentos como políticas internas, propostas comerciais, orçamentos e cotações, atas de reuniões, entre outros, podem ser produzidos com muito mais rapidez e assertividade.

Gestão de pessoas

A área de Recursos Humanos (RH) é outra que pode ser muito apoiada pelo ChatGPT no dia a dia. Desde a criação de descrição de vagas e roteiros de entrevistas até modelos de feedbacks e avaliações de desempenho podem ser feitos pela ferramenta.

A produção de materiais de treinamento, como resumos, apresentações e apostilas sobre a empresa e suas atividades também deixa de ser um tormento.

Estudo de mercado e inovação

Estar atento ao que acontece no mercado é outra atividade essencial no empreendedorismo. Com o ChatGPT é possível realizar um benchmarking rápido da concorrência, com base em dados públicos, e analisar tendências de setores específicos.

“Jogar conversa fora” com o chat da IA pode ser uma ótima forma de desbloquear a criatividade e ter insights para novos produtos, serviços, campanhas ou formatos de conteúdo. Use-o como um verdadeiro companheiro de trabalho.

O que são Agentes de IA e como cria-los?

Os Agentes de IA são sistemas de software autônomos que conseguem realizar tarefas de forma independente ao interpretar informações específicas e tomar decisões de acordo com o que foi treinado para. No ChatGPT, eles ainda não são tão sofisticados – mas já conseguem fazer coisas incríveis.

Disponíveis apenas na versão paga, eles são chamados de “Custom GPT”, e podem ser personalizados para realizar funções específicas, com estilo de comunicação próprio e acesso limitado ao que realmente importa para a realização da tarefa.

Alguns exemplos de Agentes que podem ser criados no ChatGPT são:

Fonte: ChatGPT

O passo a passo para cria-los é o seguinte:

  • Acesse o ChatGPT.
  • Clique em “Explorar GPTs”.
  • Selecione “Criar um GPT”.
  • Dê um nome para o seu GPT e coloque as instruções especiais, como se estivesse explicando para um estagiário o trabalho que ele deve realizar.
  • Carregue arquivos, links e o que entender ser necessário para que o GPT tenha uma base de conhecimento para acessar. É a partir disso que ele entenderá o que precisa ser feito e em qual formato.
  • Selecione as permissões da ferramenta de acordo com o que achar interessante.
  • Pronto! O seu Agente de IA já está pronto para ser utilizado. Continue atualizando-o e subindo novos documentos na base de conhecimento.

Repita esse processo e crie quantos Agentes for necessário, cada um com sua função específica.

Agora não tem mais desculpa para começar a usar a Inteligência Artificial a seu favor! Além do ChatGPT, existem outras ferramentas que podem ser muito úteis para as empresas. Se quiser conhecê-las, continue de olho no Blog da Adição Contábil e nos siga nas redes sociais.