A Inteligência Artificial e as novas ferramentas – como o ChatGPT e TikTok – estão mudando a forma como os usuários buscam informação na internet. Isso faz com que boa parte da audiência vinda do tráfego orgânico seja potencialmente perdida. Mas, o que isso significa para a sua marca e para as estratégias de marketing digital?
Em um primeiro momento, a resposta prática seria: no mínimo, é preciso mudar o mindset.
Já há discussões sobre as técnicas de SEO (otimização de conteúdo para buscadores como Google e Bing) estarem se tornando ineficazes, dando lugar ao AEO (otimização do conteúdo para que ele responda questões mais complexas e contextuais, em chatbots como ChatGPT, Gemini etc). Mas, em alguns casos, pode ser apenas uma questão de adaptar as métricas.
Neste artigo da Adição Contábil, você entenderá para onde caminha o futuro do tráfego orgânico e o que pode ser feito para manter as estratégias de marketing de conteúdo da sua marca atualizadas. Confira:
- O novo comportamento de busca dos usuários
- A importância do reconhecimento de marca
- 7 estratégias para uma marca prosperar na era da IA
O novo comportamento de busca dos usuários
Neil Patel, um dos grandes gurus de marketing digital e considerado o “pai do SEO”, alerta para o fato de que quase 60% das buscas no Google já não geram clique. Isso significa que estamos nos aproximando de uma realidade “zero-click searches”.
Ao mesmo tempo, por causa da IA, as pessoas estão buscando cada vez mais. Segundo dados do próprio Google, há poucos anos a média de buscas diárias era de 8,5 bilhões, agora são mais de 13 bilhões.
E essas buscas não se limitam ao Google: 67% dos usuários de redes sociais engajam com marcas durante uma jornada de pesquisa, afirma uma pesquisa da eMarketer. No TikTok, por exemplo, elas buscam sobre receitas, músicas, moda e recomendação de produtos.
Já nos chatbots conversacionais de IA, como o ChatGPT e o Gemini, 70% das buscas são por questões que o Google não pode resolver: geração de textos, brainstorm, análise de dados etc.
As plataformas mais usadas para busca de informações:

Nesse sentido, Neil Patel afirma que, atualmente, ferramentas de IA são mais usadas para buscas informativas, enquanto o Google ainda domina as buscas transacionais. “E é aí que está o dinheiro!”, alerta o especialista durante sua palestra no Web Summit Rio 2025.
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Reconhecimento de marca: o novo trunfo
Mesmo que o volume de tráfego do site da sua empresa esteja caindo, Neil Patel é enfático: “Não precisa entrar em pânico!”. Isso porque o foco não deve estar apenas em seguidores, impressões ou cliques, mas sim no crescimento da receita.
“A minha equipe costumava focar nessas métricas, até que há alguns anos disse: vamos focar menos em tráfego e mais em receita. O tráfego caiu, mas a receita triplicou. Isso mostra que existem muitas formas de fazer marketing de qualidade, e o reconhecimento de marca é uma das principais”, afirma o especialista.
Ele faz uma analogia com programas de televisão: as pessoas não clicam, mas se lembram. E quando uma marca é lembrada, ela passa a ser mencionada – um dos fatores essenciais para que ferramentas como o ChatGPT passem a utilizá-la em suas respostas.
“Analisamos 82 fatores que fazem o ChatGPT mencionar uma marca, e um dos principais é o volume de citação dessa marca. Outros são relevância, avaliações, autoridade e recomendações”, explica Neil.
Por isso, apesar de não gerarem mais tantos cliques, os conteúdos continuam sendo importantes. Após essa construção da imagem da marca, o papel do marketing passa a ser atrair visitantes e convertê-los a partir de provas sociais, gamificação, convencimento das necessidades, entre outros.
7 estratégias para uma marca prosperar na era da IA
Diante desse cenário, Neil Patel traz sete estratégias de marketing digital para serem aplicadas desde já.
1. Fortaleça a sua marca
A construção de conhecimento de marca em outros canais – SEO, anúncios, e-mail marketing, redes sociais, eventos presenciais – pode ajudar a gerar mais tráfego a partir do Google.
O especialista cita a “Regra do 7”, ou seja, se alguém interage com a sua marca sete vezes, é muito provável que ela se torne um cliente.
2. Atualize a sua estratégia de tráfego orgânico
Devido aos mecanismos mais inteligente com IA, as buscas estão ficando mais longas e conversacionais. É preciso adaptar as escolhas de palavras-chave e a produção dos conteúdos.
Integrar o SEO com análise da concorrência, fortalecer o link building interno e a autoridade para temas altamente competitivos, bem como usar estratégias de conteúdo de funil completo – que guiam o cliente do conhecimento à decisão de compra – podem melhorar o tráfego orgânico.
3. Varie os formatos do conteúdo
O Google valoriza conteúdos multiformatos. Vídeos e imagens passam a ter um peso tão importante quanto os textos. Por isso, a dica de Neil Patel é: “crie vídeo e converta para texto, ou vice-versa. Use cortes desse vídeo para as redes sociais. Se não quiser aparecer, use a IA para criar avatares e vídeos com textos.”
4. Foque em construir autoridade
Tanto o Google quanto os chatbots de IA estão em busca de conteúdos de alta qualidade, originais e humanizados. Por isso, muito cuidado ao sair publicando artigos feitos 100% por uma ferramenta de IA.
Invista em uma estratégia de conteúdo que se preocupe com a experiência do usuário, que demonstre autoridade e gere confiança. Oriente-se por dados, diversifique formatos (guias, listas, faça você mesmo) e aposte em temas perenes.
5. Transforme buscas sem cliques em oportunidades
Mesmo que uma porcentagem baixa das buscas resulte em cliques, apenas o fato da sua marca aparecer já aumenta o conhecimento e reforça a autoridade. Os usuários estão aprendendo sobre as possibilidades, e você deve estar pronto para convertê-lo quando ele permitir.
6. Use as redes sociais a seu favor
Faça um estudo e entenda o que influencia os seus clientes. Marque presença nesses ambientes e nas redes sociais. O efeito pode não ser imediato, mas a marca passa a ser conhecida e a construir confiança.
7. Otimize o conteúdo para múltiplas plataformas
Os diferentes canais – blog, e-mail, redes sociais, YouTube – devem ser vistos como ferramentas de tráfego e engajamento. “Estar presente em cinco ou seis plataformas diferentes aumenta o ROI”, afirma Neil Patel.
Para isso, não é necessário criar conteúdo novo para cada uma delas, basta adaptar a linguagem e o estilo para reaproveitar.
O que está por vir?
Com a evolução cada vez mais rápida da IA e as atualizações das ferramentas cada vez mais frequentes, é preciso acompanhar de perto as mudanças para o marketing digital.
Recentemente, por exemplo, o ChatGPT anunciou o Shopping GPT, uma funcionalidade que passa a apoiar a decisão de compra do usuário ao indicar produtos, comparar preços e resumir avaliações de outros consumidores. Para varejistas, isso impacta diretamente nas estratégias de conteúdo e venda online.
Cada vez mais, será necessário trabalhar uma comunicação que seja vista – não necessariamente clicada – e compreendida pela Inteligência Artificial. A atualização constante das estratégias de marketing se tornou uma regra.
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