procrastinação

O verdadeiro motivo da procrastinação vai além da preguiça

O ser humano possui uma característica natural de distrair-se, principalmente quando está realizando tarefas difíceis ou não muito urgentes. Esse comportamento pode ser intensificado na realidade digital em que vivemos, com notificações de redes sociais chegando quase que a todo instante e excesso de informações disponíveis. Não à toa, a procrastinação é uma realidade na vida de muitas pessoas.

Caso você tenha dúvida se é um procrastinador, vamos a algumas perguntas: Você costuma adiar tarefas de um dia para o outro? Considera que funciona melhor sob pressão? Costuma enrolar para tomar decisões importantes? Está sempre ansioso com o que precisa fazer e se perde ao priorizar tarefas? Se a resposta for sim, você é mais uma pessoa que tem problemas com a procrastinação.

Na prática, isso significa que a sua produtividade pode não estar no nível esperado, o que te faz perder prazos e gera um nível alto de estresse. Nesse sentido, o mal uso do tempo acaba se tornando um processo cíclico, que envolve a perda de oportunidades – tanto pessoais quanto profissionais – e o sentimento de culpa, ocasionando uma baixa estima.

Portando, ao contrário do que muitos pensam, a procrastinação vai muito além da preguiça ou do foco: está relacionada com a dificuldade de regular o humor e as emoções. A afirmação já é feita por diversos psicanalistas que, após muitos estudos, compreenderam tratar-se de uma questão de inteligência emocional.

Quando o sentimento relacionado a uma tarefa não é bom, a nossa mente encontra uma forma de nos afastarmos dessa tarefa. Mas, há caminhos para mudar essa realidade. Pensando nisso, a Adição Contábil preparou esse artigo para te explicar:

  • O que é procrastinação?
  • Quais são os motivos da procrastinação?
  • Como evitar a procrastinação?

O que é a procrastinação?

A procrastinação nada mais é do que o ato de adiar uma tarefa ou atividade que precisa ser realizada porque existe uma falta de motivação, um desconforto emocional ou uma preferência por realizar outra atividade considerada mais agradável naquele momento.

Piers Steel, autor do livro “A Equação de Deixar para Depois”, entende que procrastinar é uma escolha irracional, baseada na avaliação do valor imediato de adiar a tarefa em comparação com o valor futuro de completá-la. Para ela, essa decisão é influenciada por fatores psicológicos, como impulsividade, perfeccionismo e falta de autocontrole.

Outro autor conhecido, Charles Duhigg, autor do best-seller “O Poder do Hábito”, entende que procrastinar é um comportamento habitual, no qual a pessoa experimenta um gatilho para o adiamento de compromisso e tem uma recompensa de alívio temporário por isso. Isso desencadeia um “loop do hábito”, causando rotinas de adiamento.

Leia também: 7 dicas práticas para melhorar a qualidade do sono

Quais são os principais motivos da procrastinação?

Existem diversos motivos para uma pessoa procrastinar. O autor Piers Steel, em “A Equação de Deixar para Depois”, entende que os fatores vão desde questões pessoais até influências externas. Entre eles estão:

  • Impulsividade: Algumas pessoas preferem ter recompensas imediatas ao realizar tarefas, essa impulsividade pode levar a adiar compromissos importantes em favor de outros nem tanto.
  • Falta de autocontrole: Quando a pessoa não possui autocontrole, é provável que ela seda à vontade de procrastinar, mesmo que tenha algo importante para fazer.
  • Perfeccionismo: O medo de não conseguir fazer uma tarefa da forma perfeita pode paralisar a pessoa e culminar na procrastinação.
  • Fatores emocionais: Medo, ansiedade, tédio e falta de motivação são sentimentos que contribuem para a procrastinação.
  • Ambiente desfavorável: Um ambiente desorganizado, cheio de distrações e desconfortável pode ajudar na perda do foco.
  • Falta de clareza nos objetivos: A ausência de metas claras e ordem de prioridade geram uma falta de direção que pode levar à procrastinação. É a famosa máxima “Se tudo é importante, nada é importante”.

Você encontra uma análise mais aprofundada desses quesitos na obra de Piers Steel.

Como evitar a procrastinação?

Apesar de ser algo mais complexo do que a preguiça e a falta de motivação, a procrastinação pode ser trabalhada para que seja evitada. Charles Duhigg traz em seu livro “O Poder do Hábito” algumas dicas e estratégias para mudar esse hábito. São elas:

  • Identificar o Ciclo do Hábito: É preciso entender as rotinas prejudiciais. Duhigg introduz o conceito “loop do hábito”, ou seja, algo causa um gatilho/ estímulo, que se transforma em um comportamento habitual acompanhado de uma recompensa. Ao identificar o gatilho, entende-se o porquê da procrastinação.
  • Testar rotinas: Conhecendo o gatilho da procrastinação, é possível testar diferentes rotinas para evitar que ele aconteça.
  • Criar gatilhos e recompensas positivas: Mesmo que a tarefa não seja muito prazerosa, associe gatilhos e recompensas positivas a ela. Assim, haverá mais motivação para iniciá-la e concluí-la.
  • Focar em pequenas vitórias: Tarefas muito grandes podem ser divididas em pequenas vitórias, assim a motivação é prolongada.
  • Trabalhar a autodisciplina: A autodisciplina é uma soft skill importante para superar a procrastinação. Para desenvolvê-la é importante criar metas pessoais, um ambiente confortável para o trabalho e evitar distrações (como desativar as notificações das redes sociais).

Gostou do conteúdo? Siga a Adição Contábil nas redes sociais e acompanhe todas as novidades.

Fale Conosco