O Pix Automático é o mais novo lançamento do Banco Central e começa a operar a partir desta segunda-feira (16). A modalidade surge como uma alternativa ao débito automático e promete facilitar as transações com pagamento recorrente ou parcelamento – o que também aumenta a acessibilidade a produtos e serviços.
Para os negócios, a novidade modalidade é mais uma alternativa de pagamento que pode ser oferecida aos clientes e até fornecedores. Embarcando na popularidade do Pix – sistema que já movimentou R$ 60 trilhões –, ela deve ser adotada em larga escala.
Empresas de todos os portes devem incluir desde já a opção de pagamento nos seus sistemas. Afinal, a disponibilidade da opção de pagamento desejada é motivo para 70% dos consumidores decidirem onde farão uma compra, segunda dados de uma pesquisa da PYMNTS e da Adobe.
Mas, antes de adotar o Pix Automático na sua empresa, a Adição Contábil te conta tudo que você precisa saber.
- O que é e como funciona o Pix Automático?
- As vantagens do Pix Automático para os negócios
- Os cuidados necessários com o Pix Automático
O que é e como funciona o Pix Automático?
O Pix Automático é uma nova modalidade dentro do sistema Pix que permite o agendamento e a autorização de pagamentos recorrentes. Para isso, o consumidor autoriza o débito automático em sua conta para serviços como assinaturas (streaming, programas de fidelidade, etc), mensalidades (escola, plano de saúde, etc) e contas fixas (água, luz, internet).
Tudo isso pode ser feito de forma simples, sem precisar digitar chave Pix ou abrir o aplicativo do banco a cada vencimento.
Mas, vale um alerta importante: o consumidor pode cancelar a qualquer momento e sem tarifas o agendamento do Pix Automático. Portanto, não se trata de uma modalidade segura para parcelamento de compras pontuais, já que o risco da inadimplência fica por conta da empresa – diferente do que acontece com o cartão de crédito, quando as instituições se responsabilizam pelo não pagamento.
Portanto, em resumo, o Pix Automático funciona como um débito automático autorizado previamente pelo cliente. Após a autorização, os pagamentos são realizados automaticamente na data combinada, usando o saldo da conta do pagador via Pix.
Para garantir a transparência, o cliente receberá notificações sobre os débitos e poderá cancelar a autorização a qualquer momento. É possível também definir limites de valor ou duração da autorização.
Leia também: Como usar o ChatGPT para alavancar a sua empresa?
As vantagens do Pix Automático
Entre as principais vantagens do Pix Automático está a fluidez nos fluxos de cobranças recorrentes. Para as empresas, isso significa que será mais fácil realizar cobranças, receber com pontualidade e até realizar planejamentos financeiros.
Outros benefícios que valem tanto para os consumidores quanto para as empresas são:
- Mais praticidade: Você cadastra uma vez e os pagamentos são feitos automaticamente, sem preocupação com datas de vencimento.
- Segurança: As autorizações são feitas pelo usuário, com possibilidade de cancelamento a qualquer momento.
- Custo zero para o consumidor: Assim como o Pix tradicional, o Pix Automático não tem cobrança de tarifas para pessoas físicas.
- Redução da inadimplência: Empresas e prestadores de serviços ganham uma ferramenta eficiente para receber pagamentos em dia.
- Facilidade na gestão contábil: Os recebimentos via Pix Automático são identificados de forma clara e automática, o que simplifica a conciliação bancária e o controle de fluxo de caixa.
- Automação de processos: O Pix Automático reduz a necessidade de cobranças manuais e melhora a organização financeira da empresa.
- Relatórios mais precisos: Com os pagamentos recorrentes registrados no Pix, as empresas ganham dados mais consistentes para o planejamento contábil e fiscal.
O que esperar do futuro do Pix?
O Banco Central segue investindo em funcionalidades e ampliação do Pix com o objetivo de tornar o mercado de pagamentos mais ágil, acessível e competitivo. A expectativa é que, nos próximos meses, o uso do Pix Automático cresça rapidamente e outros lançamentos ocorram.
O Pix Parcelado é previsto para setembro de 2025. Ele permitirá que consumidores realizem compras parceladas diretamente pelo Pix, com o valor total sendo creditado de forma imediata ao vendedor. O modelo funcionará de forma semelhante ao parcelamento com juros no cartão de crédito, oferecendo uma alternativa especialmente útil para quem não possui acesso a crédito tradicional.
Já o Pix Garantido está previsto para 2026 e permitirá que empresas utilizem recebíveis futuros de transações Pix como garantia para obtenção de crédito. O objetivo é reduzir o custo de capital para negócios que dependem fortemente de pagamentos via Pix.
Quer acompanhar esses lançamentos? Siga a Adição Contábil nas redes sociais e não perca nada!