Datas sazonais: como aproveitá-las para vender mais

Os comerciantes estão sempre em busca de vender mais – e uma ótima oportunidade para isso é aproveitar as datas sazonais. Quanto maiores forem as vendas em datas como Dia das Mães, Dia dos Namorados, Dia dos Pais, Black Friday e outras, mais preparado o negócio estará para sobreviver aos períodos de baixas nas vendas, afinal, a oscilação do faturamento é inevitável.

Um e-commerce bem-preparado para a Black Friday, por exemplo, tinha em 2023 a expectativa de faturar até 12% a mais com a data. Já para o Dia das Mães deste ano, a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) estima que o volume de vendas alcançará um total de R$ 13,2 bilhões.

Conquistar uma fatia desse valor é o desejo de todo varejista. Mas, o que pode ser feito para melhorar o desempenho das vendas nas datas sazonais? A Adição Contábil preparou algumas dicas para isso. Neste conteúdo você verá:

  • Quais são as principais datas sazonais para o comércio?
  • Marketing de datas sazonais: como fazer?
  • Planejamento para vender mais

As principais datas sazonais para o comércio

As datas sazonais para o comércio são períodos específicos ao longo do ano, nos quais as vendas de determinados produtos ou serviços tendem a aumentar, graças a eventos, feriados, comemorações e tradições culturais. O peso de cada data pode ser diferente de acordo com o tipo de produto ou serviço oferecido, por isso é preciso saber onde e quando investir os esforços.

No Brasil, as principais datas sazonais são:

  • Carnaval (data varia de ano a ano)
  • Dia do Consumidor (15 de março)
  • Páscoa (data varia de ano a ano)
  • Dia das Mães (segundo domingo de maio)
  • Dia dos Namorados (12 de junho)
  • Dia dos Pais (segundo domingo de agosto)
  • Dia do Cliente (15 de setembro)
  • Dia das Crianças (12 de outubro)
  • Black Friday (data varia de ano a ano)
  • Cyber Monday (data varia de ano a ano)
  • Natal (25 de dezembro)
  • Ano Novo (31 de dezembro)

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Marketing de datas sazonais: como fazer?

Com campanhas promocionais e estratégias de venda que aproveitam as datas comemorativas para capitalizar, o marketing de datas sazonais pode envolver descontos, promoções temáticas, recompensas, comunicações específicas, entre outros.

O principal objetivo é envolver os clientes, chamando a atenção deles e criando um senso de urgência para o consumo. Comunicações que criam laços emocionais com os consumidores, aproveitando o significado das datas associadas, tendem a gerar resultados melhores.

Para isso, é preciso desenhar uma estratégia concreta e detalhada, que passa por alguns pontos principais:

  • Conhecer o público-alvo: entenda quem são os seus clientes, pelo que eles se interessam e o que procuram nas datas comemorativas.
  • Antecipe-se: planejar as campanhas com antecedência é importante para ter uma régua de comunicação consistente e coordenada com as outras atividades da empresa.
  • Planeje bem as ofertas: além de estoque suficiente, as ofertas precisam ser atraentes e gerar valor para os clientes.
  • Personalize as campanhas: utilize dados do cliente para personalizar a comunicação e as ofertas, tornando as ações mais relevantes e assertivas.
  • Utilize diversos canais: busque estar onde o seu cliente está, por isso, faça uso de canais como redes sociais, e-mail marketing, WhatsApp, publicidade offline e tudo que for possível para atingir e chamar a atenção do seu cliente. Mas, lembre-se, comunicações exageradas podem afugentar, seja claro e assertivo.
  • Seja criativo: conteúdos temáticos, relacionados à data sazonal podem ajudar a engajar os clientes. O apelo emocional pode ser uma boa estratégia para o convencimento de compra.
  • Campanhas otimizadas: certifique-se que suas campanhas de marketing estejam otimizadas para dispositivos móveis. Além disso, impulsione as publicações no Google Ads e nas redes sociais para atingir mais pessoas.
  • Esteja presente em marketplaces: se couber ao seu negócio, esteja presente em marketplaces, como Amazon e Mercado Livre, e aproveite as campanhas realizadas por eles para mostrar a sua marca.

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Planejamento para vender mais

Além de um marketing bem-feito, o planejamento para vender mais nas datas sazonais envolve também outras frentes importantes. Uma delas é a logística, que precisa garantir estoque adequado dos produtos e fornecimento eficiente, cumprindo o prazo de entrega que foi prometido ao cliente, nos casos de compras online. Para isso, são necessárias uma previsão de demanda assertiva e uma boa coordenação com os fornecedores.

Outra frente importante é a experiência do cliente nas interações com a empresa. A equipe precisa estar treinada para lidar com o aumento da demanda e garantir um atendimento personalizado e empático com cada cliente. O resultado de uma jornada de compra agradável e fluida pode ser a recorrência da compra, inclusive fora das datas sazonais.

Além disso, questões como política de preços competitiva e atrativa e otimização da estratégia em tempo real também são essenciais para vender mais nas datas sazonais.

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