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TikTok Shop: o canal que toda marca deveria estar

Dentro de um mercado cada vez mais competitivo e do desafio de atrair e reter a atenção do consumidor, o TikTok Shop chegou ao Brasil como um importante canal para as estratégias de venda das empresas. Principalmente aquelas que desejam surfar a tendência do consumo aliada ao entretenimento.

Esse, aliás, é o principal trunfo do marketplace lançado pela rede social: unir descoberta, entretenimento e transação no mesmo canal. As marcas que já se fazem presentes no TikTok Shop estão explorando, ainda, uma nova forma de fazer marketing ao criar comunidades e incentivar que o próprio consumidor fale sobre o produto.

Entre as macas que já exploram as possibilidades do TikTok Shop está a Riachuelo, que já disponibiliza mais de 5 mil produtos na plataforma e aposta em live commerce, parcerias com filiados e influenciadores, além de conteúdos próprios – produzidos com a linguagem da rede social – para aumentar a visibilidade e estar onde os clientes estão.

A Aura Beuaty, marca da influenciadora Jade Picon, é outro exemplo concreto do poder da plataforma. O lançamento de um body splash contou com uma estratégia voltada para a rede social, com promoção especial no marketplace e incentivo para produção de conteúdo em torno do novo produto. O resultado? Milhares de vídeos espontâneos de clientes comuns, que induzem outras à compra.

Você deve estar pensando “para marcas grandes, que têm dinheiro para investir, é tudo mais fácil”. Por um lado, você tem razão, mas por outro, o TikTok é a rede social mais fácil para viralizar um conteúdo – ela inclusive te mostra quais os assuntos mais falados do momento –, e ele nem precisa ter uma produção muito elaborada.

Como este publicado pela Serasa, que viralizou e foi comentado até em outras redes, como no Instagram.

Por isso, neste artigo, a Adição Contábil quer te mostrar como o TikTok pode representar uma virada de chave para as vendas da sua marca. Entenda:

  • O potencial do TikTok Shop
  • Como colocar a sua marca no TikTok Shop
  • Perfis do TikTok para se inspirar

O potencial do TikTok Shop

A rede social TikTok possui cerca de 1,59 bilhão de inscritos, sendo 1,12 bilhão ativo mensalmente. Os dados da eMarketer mostram que o perfil dos usuários é um pouco diferente das outras redes sociais: 37,3% são jovens entre 18 e 24 anos; e 32,9% estão na faixa de 25 a 34 anos.

Isso significa que a presença na rede social significa para uma marca estar próxima das novas gerações de consumidores – mais conectados, participativos e em busca de uma conexão verdadeira com as empresas.

Esses usuários passam, em média, 104 horas por mês na plataforma, abrindo o aplicativo cerca de 19 vezes por dia.

Ao transformar esse entretenimento em consumo, a expectativa é que o TikTok Shop movimente R$ 39 bilhões até 2028 (segundo dados do Santander), pegando uma fatia importante do e-commerce.

Como colocar a sua marca no TikTok Shop

Antes de qualquer coisa, se a sua marca não tem um perfil no TikTok, crie e passe a alimentá-lo com uma frequência, no mínimo, semanal. A estratégia do conteúdo deve estar alinhada a de produtos e ao posicionamento da empresa (valores e cultura).

Feito isso, cheque se a sua empresa está dentro dos requisitos básicos da plataforma: ter um CNPJ ativo no Brasil (pode ser MEI); oferecer produtos que sigam as políticas do TikTok Shop (não são permitidos produtos falsificados, ilícitos, etc); ter um e-mail profissional para ser vinculado.

Com todas essas informações em mãos, é hora de fazer o cadastro e criar a sua loja na plataforma. O passo a passo está a seguir:

  1. Acesse a plataforma e preencha todas as informações solicitadas. Aqui, as principais dicas são: selecione “empresa”, não pessoa física; e escolha um nome claro e alinhado à sua marca.
  2. Aguarde validação dos documentos e informações enviadas. Isso pode levar de 1 a 3 dias úteis.
  3. Após a aprovação, configure a loja. Nessa etapa, é importante informar com cuidado e detalhamento as políticas de devolução e reembolso. Além de escolher com cuidado a opção do frete – a plataforma tem integração com algumas transportadoras que fornecem etiqueta de envio automaticamente.
  4. Com a loja configurada, é hora de cadastrar os produtos. Garanta que as fotos são de ótima qualidade, que a descrição está clara e detalhada e que o título de cada produto possui as palavras-chaves mais relevantes. Isso fará com que o seu anúncio seja priorizado pelo algoritmo.
  5. Integre o seu perfil do TikTok com os produtos anunciados no TikTok Shop. É possível marcá-los em vídeos, lives e no próprio perfil.
  6. Crie conteúdos para mostrar os produtos e gerar interesse. Entre os formatos que mais funcionam estão unboxing, demonstrações de uso e publicações que mostram os bastidores do dia a dia da empresa.
  7. Use o Programa de Afiliados, ou seja, permita que criadores promovam os seus produtos em troca de comissão. Basta definir a comissão por produto e permitir que os influenciadores usem seus links nos conteúdos deles.
  8. Acompanhe de perto a movimentação da loja. Na área do vendedor, você terá acesso ao painel de vendas, ao painel financeiro, às análises de desempenho e aos relatórios de devoluções e reclamações. Acompanhe de perto e ajuste estratégias de acordo com os dados.

Perfis do TikTok para se inspirar

Ainda está na dúvida de como a sua marca pode explorar o potencial do TikTok e do TikTok Shop? Aqui estão alguns perfis que podem servir como inspiração.

Aura Beauty

A marca da influenciadora Jade Picon é um dos principais exemplos de como os afiliados do TikTok podem viralizar um produto. Além da importância de ouvir o que eles estão dizendo para guiar a estratégia desse produto.

Riachuelo

A Riachuelo tem usado a rede social para mostrar peças e dar dicas de looks para os seguidores – todos eles disponíveis a um toque no TikTok Shop.

Boca Rosa BR

Já a marca da influenciadora Bianca Andrade aposta em trends da rede social para incluir seus produtos e aumentar o alcance dentro da rede social.

Natura

Reviews de produtos e vídeos que exploram o sensorial são a aposta da marca, que linka os produtos em todas as publicações, facilitando a jornada do cliente.

Bônus: Dieguinho di Loreto

Não, não é uma marca e nem vende produtos no TikTok Shop, mas o perfil do Dieguinho é essencial para quem deseja compreender como a rede social funciona. O rapaz cuida das redes sociais de João Adibe, CEO da Cimed que está viralizado, e compartilha no seu perfil as estratégias usadas para a criação de cada conteúdo que dá certo. Vale a pena conferir!

E aí, gostou do conteúdo? Vale ressaltar que o TikTok Shop ainda é novidade no Brasil – foi lançado em maio deste ano. Então é uma oportunidade da sua marca aproveitar o início para se estabelecer no que tem tudo para ser um importante canal do e-commerce brasileiro.

Não perca tempo! E siga a Adição Contábil nas redes sociais para não perder nenhuma novidade.