É comum que as empresas (mesmo aquelas que estão com as contas em dia) sejam impactadas por fatores como adversidades econômicas e mudanças de mercado. Nesses casos, o ideal é que tenham reservas de emergência e/ou planos de contingência. Entretanto, o cenário ideal muitas vezes é diferente do cenário real: Pode ser que os custos e despesas aumentem, mas o faturamento permaneça o mesmo. Nesse caso, economizar dinheiro é a única alternativa viável.
Reduzir custos pode parecer uma tarefa simples – pura matemática! Quem lida com as complexidades de um negócio, entretanto, sabe que essa é uma questão estratégica: É preciso economizar dinheiro, mas, nesse processo, não se pode sem prejudicar a operação, a experiência do cliente e a estabilidade da organização como um todo. E essa é a parte mais complicada do enredo.
Estratégias para economizar dinheiro
À primeira vista, é natural que todo custo pareça essencial. Mas, algumas mudanças são possíveis (mesmo que seja por tempo limitado). Confira as dicas e saiba como economizar dinheiro nos negócios.
1. Corte gastos não essenciais e adie investimentos
Há despesas que podem ser suspensas temporariamente sem impactar o funcionamento da empresa. Algumas delas são:
• Assinaturas e serviços secundários: Analise os serviços contratados. Alguns deles podem ser dispensáveis para a operação diária (softwares pouco utilizados, por exemplo), portanto, podem ser suspensos ou renegociados.
• Marketing pago e ações publicitárias de alto custo: Em períodos de crise, o foco deve estar na retenção dos clientes atuais. Reduza gastos com anúncios pagos e concentre esforços em estratégias orgânicas, como redes sociais e relacionamento com a base de clientes.
• Eventos, treinamentos e viagens: Se a capacitação da equipe exige investimento, considere adiá-la para um momento de maior estabilidade.
2. Negocie condições com fornecedores e prestadores de serviços
Antes de cortar serviços essenciais, a melhor alternativa pode ser renegociar contratos. Muitos fornecedores preferem ajustar condições a perder clientes.
• Peça descontos ou prazos estendidos: Converse com fornecedores para parcelar pagamentos ou obter melhores condições.
• Substitua fornecedores mais caros: Em tempos difíceis, é válido buscar alternativas mais acessíveis, desde que a qualidade do produto ou serviço não seja comprometida.
• Reveja contratos de aluguel e serviços fixos: Se possível, negocie valores com locadores ou até reduza o espaço físico utilizado para minimizar custos operacionais.
3. Controle rigorosamente o consumo interno
Muitas empresas perdem dinheiro com desperdícios invisíveis que, somados, geram impacto significativo nas despesas. Reduzir esses custos pode aliviar o caixa sem prejudicar a operação.
• Economize em insumos e materiais de escritório: Imprimir menos documentos, reduzir o uso de descartáveis e revisar pedidos de compras são algumas opções.
• Otimize o uso de energia e água: Desligar equipamentos fora do horário de expediente e otimizar o uso de iluminação são ações que podem ajudar a economizar dinheiro na empresa sem prejudicar as operações.
• Revise gastos com telefonia e internet: Muitos planos corporativos têm serviços pouco utilizados; reavaliar o que realmente é necessário pode levar a cortes imediatos.
4. Reorganize a jornada de trabalho para economizar dinheiro sem demitir funcionários
A folha de pagamento é uma das maiores despesas fixas de qualquer empresa. Quando os custos precisam ser reduzidos, demitir funcionários pode parecer a solução mais óbvia, mas isso gera impactos negativos no longo prazo, como perda de talentos e custos extras com rescisões. Algumas alternativas são:
• Redução de jornada por meio de acordo entre equipe e empresa: Caso o volume de trabalho tenha diminuído, pode ser viável propor ajustes temporários na carga horária, garantindo que todos mantenham seus empregos.
• Banco de horas e folgas planejadas: Reorganizar horários pode ajudar a distribuir melhor as demandas sem gerar novos custos.
• Suspensão temporária de benefícios não obrigatórios: Benefícios adicionais, como bônus ou reembolsos de despesas que não sejam essenciais, podem ser pausados até que a empresa se estabilize.
5. Priorizar clientes atuais é uma forma de economizar dinheiro
Em tempos de dificuldade financeira, a retenção de clientes se torna ainda mais essencial. É possível manter um bom atendimento e reforçar o relacionamento com o público sem grandes investimentos.
• Foque na base de clientes atual: Invista tempo e esforço no relacionamento com aqueles que já conhecem sua marca.
• Ajuste preços e condições de pagamento: Para não perder clientes, oferecer facilidades de pagamento pode ser mais vantajoso do que reduzir preços drasticamente.